19º CONFUP: delegação Sindipetro PE/PB, nova direção da FUP e tarefas dos petroleiros
Começa nesse dia 3 de agosto o 19º Congresso Nacional da Federação Única dos Petroleiros, realizado no estado de São Paulo, no Instituto Cajamar, indo até o dia seis. O CONFUP se dá neste ano de 2023 com a tarefa de renovação da direção da diretoria colegiada da FUP, além de debater o encaminhamento das tarefas da categoria para esse novo período da conjuntura brasileira.
O Sindipetro PE/PB participa o congresso com duas bancadas de delegadas e delegados eleitas e eleitos, uma presencialmente e outra bancada que irá participar através do formato virtual. No total, a FUP espera reunir cerca de 300 trabalhadores nesses três dias de atividades, entre delegados eleitos, observadores, assessorias e convidados.
Com o tema “Energia para renovar o Brasil”, os petroleiros irão se dividir e revezar em temas internos de debates, os chamados “Grupos de Trabalho” (GT), que serão cinco: AMS e Petros; Regimes, Plano de Cargo e Remuneração; Petrobrás para o Brasil, política de preços e conteúdo local e transição energética; Saúde, Meio Ambiente e Segurança, Anistia, Efetivo e Relações Sindicais; Setor Privado e Terceirizações. Haverão ainda mesas temáticas tratando de assuntos estratégicos, entre essas, uma para debater os 70 anos da empresa, outra para tratar de assédios e opressões no local de trabalho, ainda tem debate sobre o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), além de claro, um debate a transição energética.