40 anos de luta pela democratização do acesso à terra: MST, ESSA LUTA É PRA VALER!

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) completa, nesta segunda-feira (22), 40 anos de existência. Uma marca que deve ser celebrada sendo este o principal e maior movimento social organizado da América Latina. Este 22 de janeiro remete a memória dos camponeses que estiveram presentes no 1º Encontro Nacional, em Cascavel, no estado do Paraná, em 1984.

Um movimento organizado que tem em sua história a marca da luta legítima pela democracia no campo, amparada no legado das Ligas Camponesas da primeira metade do século 20. Traz desde sua criação três objetivos: a luta pela terra, pela Reforma Agrária e a luta pela transformação social brasileira. Hoje o MST está organizado em 24 estados, com 185 cooperativas, 1,9 mil associações, 120 agroindústrias, cerca de 400 mil famílias assentadas e outras 70 mil famílias vivendo em acampamentos.

Ao longo desses 40 anos o movimento passou por diversos desafios e superações; barbaridades como o massacre de Eldorado dos Carajás em 1996, a fundação da Escola Nacional Florestan Fernandes em 2005, a retomada do protagonismo social no campo em 2014, com a agroecologia sendo um princípio da relação que o MST com a terra e agora com a eleição de parlamentares orgânicos do movimento, em parlamentos municipais, estaduais e no Congresso Nacional.

O Sindipetro PE/PB se orgulha de ter no MST um aliado de primeira hora. Compartilhar das mesmas estratégias e sonhos, lutando por terra para quem quer trabalhar, pela produção de alimentos saudáveis e garantindo comida na mesa de quem precisa. Um Brasil soberano e justo com seu povo.

Vida longa ao MST! Parabéns!