Abertura da 9º Plenafup apresenta debates sobre a conjuntura e o cenário político do Brasil

Os trabalhos dessa nona edição da Plenária Nacional da Federação Única dos Petroleiros começam fazendo uma abordagem aprofundada sobre a realidade que o Brasil e o mundo atravessam. Estão inscritos como delegados e delegadas 150 petroleiros e petroleiras que se reúnem e reforçam a “Energia para reconstruir o Brasil”, tal como é expresso no tema desse encontro.

O primeiro dia do 9º Plenafup se dá justamente no dia em que mais um reajuste dos combustíveis é posto em prática nas refinarias; um acumulado de 51% desde o início do ano. Situação que reforça a importância desse momento para a categoria, que dentro do debate de conjuntura reafirma a responsabilidade da Petrobrás como vetor estratégico para a retomada do caminho do desenvolvimento econômico e social, para os brasileiros.

Pela tarde, liderada pelo Coordenador Nacional da FUP, Deyvid Bacelar, foi instalada a mesa de abertura da plenária e pelo início da noite aconteceu a primeira mesa de debates, com o jornalista Luis Nassif e a jurista Kenarik Boujikian, que trataram do tema “Fascismo e Democracia (a que queremos)”. Para a quinta-feira estão programados debates que tratam das relações de trabalho e sindicais, além do lançamento do livro “Operação Lava-Jato: crime, devastação econômica e perseguição política”. O 9º Plenafup vai até o domingo dia 15.