Assédio eleitoral é crime! O voto é livre, não aceite perseguição!

Explodem denúncias em todo o país de casos de assédio eleitoral e na Petrobrás parece não ser diferente, pois essa tem se mostrado uma prática recorrente dos bolsonaristas que ocupam funções de chefia, muito em virtude do desespero diante da possibilidade de derrota eleitoral no próximo domingo (30).

Há uma atualização diária de denúncias que está sendo feita pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), que já contabiliza até o último final de semana, anterior a realização do pleito presidencial, mais de 160 casos. São industrias, firmas comerciais e de prestação de serviços, corporações do agronegócio, todas em práticas ilegais com patrões exercendo ameaças de demissão, de que a empresa irá fechar as portas, de perdas diversas dentro das empresas; todas as firmas denunciadas foram acusadas de intimidação em favor do Jair Bolsonaro, candidato a reeleição.

Na Petrobrás

Essas denuncias também estão chegando aos sindicatos petroleiros. Gestores de refinarias estão coagindo funcionários que declaram através do uso de adesivos, preferência política pelo ex-presidente Lula. Adesivos que estão sendo expostos nos vidros dos veículos e pertences pessoais dos funcionários.

O assédio eleitoral no ambiente de trabalho, que é mais conhecido por “voto de cabresto”, pode e deve ser denunciado! É uma prática de abuso de poder econômico e extremamente lesiva ao direito mais elementar da democracia, o direito de livre escolha. Vote com sua consciência e não aceite esse tipo de atitude.

Denuncie

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) tem um canal na internet de denuncia para situações que se enquadram como assédio eleitoral: https://www.cut.org.br/denuncia/eleitoral. Além disso, o Sindipetro PE/PB tem seus canais próximos à categoria que estão a serviço desse tipo de denúncia, bastando ligar para um dos diretores sindicais, ir no sindicato ou procura-los nos locais de trabalho.