Assembleias aprovam contribuição assistencial sindical e proposta de PLR. Adiantamento já está garantido para o dia 9 de fevereiro

A categoria da Petrobrás e Transpetro deliberou com 96% dos votos dos participantes pela aprovação da contribuição assistencial sindical, um instrumento necessário para a manutenção da organização sindical dos trabalhadores e sua independência política. O desconto se dá em 1%, sendo 0,5% para o Sindipetro PE/PB e 0,5% para a Federação Única dos Petroleiros (FUP).

Nas assembleias, o Coordenador Geral do sindicato, Sinésio Pontes, defendeu que “a força da categoria se dá com sua unidade junto ao sindicato. A intenção os governos golpistas era desmoralizar os trabalhadores e fechar as portas do sindicato era estratégico para eles. Porém, os trabalhadores deram o troco! Mantendo a confiança na organização, sustentaram corajosamente sua sindicalização contribuindo voluntariamente e sustentaram a luta em defesa de seus direitos e empregos!”

Esse é o sentido da contribuição assistencial sindical. Sustentar a luta diária pela manutenção dos direitos dos trabalhadores; estudos econômicos com o Dieese que capacitam o poder de negociação do sindicato nas mesas de negociação, assessoria jurídica capaz de defender os direitos individuais e coletivos da categoria, uma comunicação ágil que divulgue o ponto de vista dos trabalhadores e uma capacidade administrativa para manter viva uma estrutura à serviço dos sócios.

Recusa da contribuição assistencial

Sendo a contribuição uma ação voluntária em favor da organização coletiva dos trabalhadores, está pode ser objeto de recusa. Para isso, o petroleiro deve encaminhar um e-mail com título “RECUSA DE CONTRIBUIÇÃO ASSISTENCIAL”, para o sindicato (sindipetropepb@gmail.com). Em resposta será encaminhado um arquivo para preenchimento e entrega no sindicato.

PLR aprovado. Adiantamento será pago no dia 9 de fevereiro

Outro ponto de pauta deliberado em assembleia foi a apreciação da segunda proposta da Petrobrás sobre o Acordo de Participação nos Lucros e Resultados referente ao ano de 2023. Também com 96% dos votos, as bases Pernambuco e Paraíba aprovaram a proposta, autorizando a direção sindical por assinar o acordo.

Nacionalmente, 80% das assembleias ligadas as bases da FUP aprovaram o acordo da PLR 2023, garantindo conquistas importantes como a redução do distanciamento entre o valor do piso e do teto referentes à distribuição da PLR de 2023, buscando uma relação menos desigual, fazendo com que a diferença entre os maiores e os menores valores a serem pagos reduzisse de 10,7 vezes para 4 vezes. Além disso a FUP defendeu e conquistou maior isonomia para os trabalhadores das subsidiárias e a retomada do Grupo de Trabalho para discutir o regramento das futuras PLRs, onde seja considerado o lucro conquistado em todo o Sistema Petrobrás e não o resultado separado por empresa.

Com o acordo assinado pelos sindicatos até o dia 31 de janeiro, a holding e subsidiárias garantiram que o pagamento adiantado já sai no dia 9 de fevereiro.