Começou o ano, é janeiro! Mês da saúde mental

O Janeiro Branco é uma campanha para dirigir a sua atenção para questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional das pessoas, além da sua própria, claro! Em janeiro as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas e em seus sentidos existenciais, por isso, nada melhor que pautar individualidade da saúde mental neste mês em que se inicia mais um ciclo de vivência.

A promoção da saúde mental passa pela compreensão de que a estabilidade emocional é tão importante quanto à física. O equilíbrio das funções do organismo humano está associado à perspectiva biológica e psicológica.
Práticas que podem contribuir para melhorar a qualidade de vida:

  • Controle/reduza a vivência de situações que gerem emoções negativas;
  • Dedique um tempo para a zelar pela sua vida e aproveitar o melhor dela;
  • Valorize a convivência com pessoas que te fazem bem;
  • Pratique exercícios e durma bem.

Saúde mental no local de trabalho

A pandemia afastou a todos. O princípio básico do zelo com a individualidade e o próprio bem estar, que é aproximar da gente algo ou alguém que nos faz bem, tornou-se um risco. A rotina de trabalho e descanso foi extremamente alterada. a sensação de solidão e isolamento cresceu e, em muitos casos, se acumulou com frustrações e tristezas já existentes ou novas, como a perda de um ente querido.

A OMS estima que transtornos mentais como ansiedade e depressão afetam 264 milhões de pessoas no mundo e têm um impacto econômico significativo, com um custo estimado à economia global de US$1 trilhão por ano em perda de produtividade. Um o ambiente de trabalho saudável é aquele em que empregados e gestores contribuem ativamente para a promoção e a proteção da saúde, da segurança e do bem-estar de todos.

O envolvimento de todos no processo de tomada de decisão, práticas organizacionais que promovam um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal e programas que reconheçam e recompensem a contribuição dos empregados, são meios por uma interferência positiva na saúde mental de todos no ambiente de trabalho.

Qualidade de vida no trabalho diz respeito não apenas às condições adequadas e às boas relações profissionais. O reconhecimento do trabalho realizado e as possibilidades de crescimento profissional são partes estratégicas desse meio. As ações devem buscar sempre o equilíbrio das necessidades biológicas, sociais e organizacionais.

Ressarcimento de IR no HRA e do abono do PCR

Pagamento das horas extras / Feriado

Follow me on Twitter

TV SINDIPETRO PE/PB