Eleições da tabela de turno do TA Suape chega ao fim. Trabalhadores(as) optam pela jornada atual

No final da tarde da segunda-feira (14), chegaram ao fim as assembleias deliberativas convocadas pelo Sindipetro PEPB para votar as tabelas de turno junto aos petroleiros e petroleiras do Terminal Aquaviário de Suape (TA Suape). Ao todo, foram realizadas seis assembleias entre os dias 9 e 14 de dezembro, onde a categoria escolheu uma tabela de 8h laborais, seguidas pela escolha de uma tabela de 12h e, por fim, a preferência entre o regime de trabalho de 8h ou 12h. Foram eleitas as tabelas de número 9 e 10, para a jornada de 8h e 12h, respectivamente. Ao final do processo, 96% dos trabalhadores e trabalhadoras optaram pela tabela de número 10 (a mesma que já está em voga na unidade).

Tabela nº 9 – jornada de 8h laborais.
Tabela nº 10 – jornada de 12h laborais. Regime de trabalho atual do TA Suape e preterido pela maioria dos votantes.

O diretor administrativo, Luiz Lourenzon, que esteve à frente das assembleias, garante que os encontros seguiram todo o devido processo democrático para a escolha da tabela de turno. “A tabela que está atualmente em vigor foi ratificada pela categoria; nesse momento, a escolha foi de forma simples, mas já é sabido que o debate vai se dar na hora de avaliação da minuta, pois é ela quem vai legitimar, ou não, o interesse e as consequências (o ônus e o bônus) da categoria deliberar, após a assembleia, se a entidade vai assinar, ou não, a minuta proposta pela empresa”, diz o dirigente sindical.

“Teremos um calendário extenso, até o dia 23 de dezembro para definirmos esses pontos”, afirma Lourenzon. Ainda naquele mesmo dia, o Sindipetro publicou três novas convocações para assembleias gerais extraordinárias que serão realizadas até o dia 23 de dezembro junto às bases de Pernambuco e Paraíba. Entre os pontos tratados nos próximos encontros, figurarão:

1 – A avaliação das minutas da tabela de turno do TA Suape;
2 – A escolha entre o regime de 8h ou 12h laborais da Refinaria Abreu e Lima (RNEST);
3 – O regramento da PLR, bem como as Contribuições Assistenciais para as entidades de representação dos trabalhadores e as mobilizações em defesa dos empregos e da Refinaria Landulpho Alves (RLAM), que está em processo privatização e pode vir a ser a primeira das oito refinarias que a gestão de Roberto Castello Branco pretende privatizar.

Novas assembleias avaliam a minuta da tabela de turno

As assembleias para avaliar a minuta da tabela de turno do TA Suape foram convocadas na tarde da última segunda-feira. Serão realizados mais seis novos encontros, a fim de avaliar, discutir e deliberar acerca da Minuta apresentada pela empresa para a implementação da jornada de trabalho ininterrupto de revezamento de 12h, eleita pelos trabalhadores em assembleias promovidas pelo Sindipetro. Confira abaixo a agenda de votações:

16/12 – Quarta-feira:

• Grupo: A