Em Pernambuco, assembleias começam com ampla rejeição à proposta da PLR

Na manhã desta quarta-feira (04), aconteceu a primeira das 16 assembleias gerais extraordinárias que irão avaliar o regramento do Programa de Participação nos Lucros e Resultados (PLR) da Petrobrás e Transpetro para 2021. O encontro teve início as 7h da manhã e foi realizado com o Grupo B do turno da Refinaria Abreu e Lima (RNEST). Com esmagadora maioria, a proposta apresentada pela empresa foi rejeitada por 20 dos 21 trabalhadores e trabalhadoras presentes. Nenhum petroleiro ou petroleira votou pela aprovação da minuta disponibilizada pela estatal. Assim, o Sindipetro PEPB inicia seu ciclo de assembleias com forte adesão ao indicativo de rejeição feito pela Federação Única dos Petroleiros (FUP).

“Esse é um indicativo da federação, feito através do seu Conselho Deliberativo (CD), onde foi consensuado que essa primeira proposta de minuta, inclusive segregada pelas empresas, fosse rejeitado”, explica Luiz Lourenzon, coordenador interino do Sindipetro PEPB e membro diretor da FUP, “entendemos que, num segundo momento, a empresa voltando a negociar poderemos ter avanço”, conclui o dirigente sindical.

O regramento da PLR é um tema que tem gerado grande repercussão entre o movimento sindical petroleiro, sobretudo após o anúncio das alterações na política de remuneração dos acionistas, feito pela Petrobrás na última quarta-feira (28), autorizando o pagamento de dividendos mesmo quando não houver lucro da empresa; em contrapartida, a atual gestão tem se negado a distribuir aos trabalhadores a sua parte nos resultados da empresa na ausência de lucros.

Em publicação feita em seu site, a FUP destaca que “o Acordo de Regramento da PLR pactuado com a FUP em 2014, cuja validade terminou em março do ano passado, garantia a remuneração dos trabalhadores, inclusive na ausência de lucro, desde que alcançados os resultados operacionais, conforme as metas dos indicadores acordados com a categoria”. Na mesma publicação, a federação aponta também o fato de que “nem sempre o lucro é um indicador do resultado real da Petrobrás”.

O Sindipetro, em conformidade ao Conselho Deliberativo da FUP, reitera que o regramento da PLR deve atender a todos os petroleiros e todas as petroleiras, independente das funções que exerçam, ou da empresa onde atuem.

Em Pernambuco, as assembleias seguem até o dia 14 de novembro. Já na Paraíba, elas serão realizadas na quinta-feira (5) e encerradas no mesmo dia. A expectativa da federação é que, até o dia 20 de novembro, todos os seus sindicatos filiados já tenham finalizado o primeiro ciclo de assembleias, possibilitando que a FUP retome as negociações com as empresas do Sistema Petrobrás.

Confira abaixo a agenda das votações:

• 04/11 – Quarta-feira:
    • 19h – GRUPO B do Terminal Aquaviário de Suape

• 05/11 – Quinta-feira:
    • 7h30 – ADM da Base João Pessoa (PB)
    • 10h30 – ADM do Terminal Cabedelo (PB)

• 06/11 – Sexta-feira:
    • 7h – GRUPO E da Refinaria Abreu e Lima