História

O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Petróleo de Pernambuco e Paraíba (SINDIPETRO PE/PB) foi fundado em Recife no dia 30 de maio de 1989, com o objetivo de defender e lutar pelos interesses de todos os trabalhadores e todas as trabalhadoras das empresas do setor de petróleo e gás natural que têm como atividades fins: perfuração, exploração, processamento e transporte de óleo e gás.

Em Pernambuco estamos presentes nas bases operacionais do Terminal Aquaviário de Suape (TA Suape), da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), do Gasoduto BR-232, da Companhia Pernambucana de Gás (Copergás) e na sede administrativa da Petrobrás no estado (EDIPE); já na Paraíba atuamos na Base João Pessoa e no Terminal Cabedelo.

Nossa diretoria mantém interação constante com os demais sindicatos de petroleiros em todo o país, além de movimentos sociais, estudantis e demais entidades políticas. O SINDIPETRO PE/PB é filiado à Federação Única dos Petroleiros (FUP), a Confederação Nacional dos Químicos (CNQ) e a Central Única dos Trabalhadores (CUT), além de contar com o suporte técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) e do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo Gás Natural e Biocombustíveis Zé Eduardo Dutra (INEEP).