Nota de Pesar: Fabio Velten PRESENTE!

O Sindipetro PEPB vem, por meio desta nota, lamentar a perda de Fabio Velten, diretor do Sindipetro Espírito Santo vítima de um acidente moto na manhã do último sábado (19).

Como sindicalista Fabio dedicou longos anos de sua vida à defesa da categoria petroleira e ao combate às desigualdades sociais, em busca de um país mais igualitário e de melhores condições de vida para a classe trabalhadora. Como coordenador do Sindipetro ES, atuou na construção de um sentimento de unidade na categoria e, após o termino de seu mandato como coordenador geral, continuou no corpo diretor da instituição, onde estava à frente da Secretaria de Administração, de onde foi tragicamente afastado.

“Lamentamos demais a perda de Fabio Velten e transmitimos aos familiares e amigos todo o nosso sentimento; que encontrem conforto nesse momento de luto”, disse o coordenador geral do Sindipetro PEPB, Rogério Almeida, “continuaremos essa luta por um país mais justo, assim como ele fez como representante sindical”, continua o dirigente.

Luiz Lourenzon, diretor administrativo do Sindipetro PEPB, também expressou seu luto. Segundo ele, “Fabio Velten sempre esteve adiante do sindicato na luta pela manutenção das conquistas, de forma firme e ferrenha se posicionou contra as privatizações e protagonizou o campo da unidade sindical dentro do movimento dos trabalhadores. Além de deixar saudades, seu legado de luta sempre estará entre nós”.

Em um ano que já acumula tantas perdas e tanto sofrimento, onde as notas de falecimento se tornaram gradativamente o gênero literário mais produzido no país, é com grande pesar que o Sindipetro PEPB publica esta nota e se despede de mais um valoroso companheiro.

No entanto, a dor da perda não deve ser maior do que a memória das alegrias compartilhadas daqueles e daquelas que dividiram uma luta e uma vida ao lado de Fabio. Como já narrou o grande cronista da nossa literatura, o escritor capixaba Rubem Braga:

“Lembremos apenas as coisas douradas e digamos apenas a pequena palavra: adeus.

A pequena palavra que se alonga como um canto de cigarra perdido numa tarde de domingo”.

BRAGA, Rubem. Despedida. In: BRAGA, R. A traição das elegantes. Rio de Janeiro: Editora Sabiá, 1967.

Fábio Velten, PRESENTE!