PETROBRÁS FICA! Mobilização em defesa da Reman

O Sindipetro PE/PB soma forças na mobilização nacional entre os petroleiros de todo o país em defesa da Refinaria Isaac Sabbá (Reman). O sindicato está convocando toda a categoria para o dia 3 de setembro, se reunirem em manifestação às 7h, na frente da Refinaria Abreu e Lima (Rnest). Os sindicatos ligados à Federação Única dos Petroleiros promovem essas manifestações denunciando o esquema de corrupção por trás da venda da Reman para o Grupo Atem por US$ 189,5 milhões.

Com a venda dessa refinaria, mais o terminal de armazenamento, a Petrobrás não possui mais nenhuma operação do sistema no estado do Amazonas, uma perda não só para o estado como para toda a região Norte. Uma privatização que consolida uma ilegalidade na constituição de um monopólio privado regional, pois o Grupo Atem se torna a única distribuidora de combustíveis no Amazonas.

Com a consolidação desse monopólio privado na região Norte do país, o abastecimento de combustíveis ficará comprometido aos interesses de um único grupo empresarial o que significará preços ainda mais caros para os combustíveis.

Não fosse só isso, em nota do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep), foi denunciada a negociata por trás da venda da Reman. De acordo com o instituto a Reman está avaliada US$ 279 milhões, pelo câmbio mais elevado deste ano. Um negócio criminoso que além de causar prejuízos financeiros para a Petrobrás, prejudica a economia dos estados e municípios, além de comprometer o abastecimento, elevando ainda mais os preços dos combustíveis.

TV SINDIPETRO PE/PB

Siga-nos no Twitter