Petroleiros realizam nova ação solidária no Recife, por preços justos no gás de cozinha e combustíveis

Texto: André Justino
Fotos: João Lucas Gama

O Sindicato dos Petroleiros de Pernambuco e Paraíba (Sindipetro PEPB) e a Federação Única dos Petroleiros (FUP), juntos ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e o Projeto Mãos Solidárias realizaram doação de 50 botijões de gás de cozinha e uma tonelada e meia de alimentos agroecológicos, na manhã desta quinta-feira (4), na comunidade do Coque, na Ilha de Joana Bezerra, região central do Recife.

A ação foi coordenada nesse Dia de Mobilização Nacional em Defesa das Estatais e dos Serviços Públicos, convocado pelas centrais sindicais e movimentos sociais. Chamou a atenção da população para os impactos que a atual política de Paridade de Preços de Importação (PPI) acarreta à população brasileira, encarecendo itens domiciliares básicos, sobretudo às famílias em maior estado de vulnerabilidade social.

A política de Paridade de Preços Importação (PPI) vem sendo empreendida desde 2016, pela administração da Petrobrás, alinhada e por orientação do governo Michel Temer, sendo seguida pela política econômica do governo Bolsonaro e Paulo Guedes. Tal estratégia atrela os preços dos combustíveis nacionais à variação do dólar e do preço do barril de petróleo internacional e as taxas de importação.

É a aplicação dessa política de preços a responsável pelos sucessivos aumentos nos preços dos combustíveis e do gás de cozinha em 2021, onde só os combustíveis já sofreram cinco reajustes – o mais recente (de 4,8% na gasolina, 5% no diesel e 5,2% no gás de cozinha) foi anunciado no início de março.