POLÍTICA DE PREÇOS DOS COMBUSTÍVEIS SERÁ DEBATIDA AMANHÃ EM AUDIÊNCIA PÚBLICA

Texto e vídeo: João Lucas Gama
Imagem: Frente Parlamentar Mista em Defesa da Petrobras

As 9h da sexta-feira (12), a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Petrobrás irá promover um debate sobre o tema em audiência pública que será retransmitida ao vivo pelo Facebook do Sindipetro PEPB, bem como pela Federação Única dos Petroleiros (FUP) e seus sindicatos filiados. Há quatro anos, a FUP e seus sindicatos vem denunciando os abusivos aumentos no preço dos combustíveis e os impactos que estes acarretam à população brasileira (sobretudo à parcela que se encontra em estado de vulnerabilidade social).

A Frente Parlamentar alerta que o Brasil lutou décadas pela autossuficiência na produção de petróleo, preservando a hegemonia e o papel estratégico da Petrobras e que “o governo Bolsonaro joga toda essa conquista fora”. Os parlamentares ressaltam ainda que a privatização das refinarias criará monopólio privado regional e “o que já é ruim, pode piorar muito mais, com os preços totalmente nas mãos de entes privados”

Desde a gestão de Pedro Parente, ainda durante o ilegítimo Governo Temer, a Petrobrás vem praticando o Preço de Paridade Internacional (PPI), que inclui a variação das taxas cambiais e a oscilação no valor do barril de petróleo no mercado internacional, além de incluir as taxas de importação no preço final dos combustíveis. Tal política econômica tem levado ao constante aumento no valor da gasolina, do Diesel e do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP, ou também conhecido como gás de cozinha).

No final do último mês, o Sindipetro PEPB publicou em seu canal de Youtube um vídeo onde o coordenador geral, Rogério Almeida, comentava o tema. Confira:

Desde julho de 2017, os derivados de petróleo sofrerem centenas de reajustes nas refinarias, acumulando aumentos de mais de 130%, no caso do gás de cozinha, de 60%, como aconteceu com a gasolina, e mais de 43% no que diz respeito ao diesel, como aponta um estudo apresentado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE).

Apenas na última semana, a Petrobrás realizou reajustes nos preços dos derivados – 8% no valor da gasolina, 6,2% no diesel e 5,1% no gás de cozinha. Esse já é o terceiro mês consecutivo de aumento nos derivados de petróleo como consequência das políticas entreguistas e da lógica neoliberal. Em paralelo a isto, o processo de privatização das refinarias brasileiras corre solto, com o anúncio da venda da Refinaria Landulpho Alves (RLAM) ao conglomerado árabe Mubadala Capital, à revelia dos interesses nacionais.

Se finalizado, a venda de 50% da capacidade de refino no país, tende a intensificar os aumentos dos combustíveis e derivados de petróleo, uma vez que o Governo Federal já não será mais capaz de controlar os preços nas refinarias. A população brasileira não pode e não deve pagar essa conta e a entrega do patrimônio pública precisa urgentemente ter um fim.

Como acompanhar:

Data: Sexta-feira (12/02)