Por conquista da articulação dos sindicatos e da FUP, TST invalida tabela 3×2. Na RNEST mudança já passa a ser implementada

Circula através de mensagens de texto para os funcionários da Refinaria Abreu e Lima a nova tabela que será implementada a partir de 19 de agosto, por meio da escala de Turno Ininterrupto de Revezamento (TIR) para 8 horas de trabalho em 6×4. A mudança obedece a uma determinação do Tribunal Superior do Trabalho que penaliza a Petrobrás em 100 mil Reais, caso venha a descumprir a decisão.

No dia 12 de agosto o tribunal emitiu decisão sobre o tema a partir do relator do Dissídio Coletivo, o ministro Alexandre de Souza Agra Belmonte. Ele vetou a tabela 3×2 para turnos com 8 horas trabalhadas. O magistrado sustenta “o potencial prejuízo a higiene dos trabalhadores, em especial na esfera física, mental e familiar”, com a execução dessa escala, agora extinta.

O Sindipetro PE/PB já destacou que nos locais de trabalho a situação até o momento só tem piorado com a imposição por parte da gestão da refinaria da tabela de 3×2, o sindicato segue defendendo a implantação da tabela escolhida em assembleia pelos trabalhadores e sem a obrigatoriedade de assinatura de cláusulas que sugira abrir mão de passivos trabalhistas.