Postos exageram no preço da gasolina e Petroleiros vão à Justiça contra abusos

Pernambucanos foram pegos de surpresa ao ir abastecer os veículos nesta quarta-feira, dia seguinte em que o governo federal voltou a taxar impostos federais sobre a gasolina e o etanol. O preço médio da gasolina nos postos subiu mais de R$ 0,50, o que configura um abuso, segundo o Sindicato dos Petroleiros de Pernambuco e da Paraíba (Sindipetro PE/PB), que irá acionar a Justiça contra esses reajustes.

Em virtude do anuncio do fim das desonerações no PIS/Cofins, os consumidores até esperavam um reajuste, guardando a expectativa de como a evolução dos preços se daria na bomba, devido as ações de contenção do governo, que também anunciou ontem uma redução do preço da gasolina vendida nas refinarias em 3,95%.

Mas o que se viu durante o dia de hoje foi uma disparada no preço do litro, chegando a 60 centavos de Real só em um posto de São Lourenço da Mata, Região Metropolitana do Recife. Situação que provocou a reação do sindicato que representa os trabalhadores da Petrobras, alegando que se trata de um abuso, “temos a clareza de que o valor que está sendo aplicado neste momento nos postos de combustíveis é uma alta abusiva. O sindicato irá provocar os órgãos de defesa dos consumidores e a Justiça, para que os responsáveis por esses abusos se justifiquem, adequando a correção desses preços”, é o que afirma Thiago Gomes, diretor jurídico da entidade.