Retomar as ruas: 19 de junho será um novo dia pelo #ForaBolsonaro

Texto: André Justino

A onda de manifestações que tomaram as ruas de todo o país, no dia 29 de maio, foi apenas o início de uma jornada de lutas populares para reivindicar a saída imediata do governo genocida de Jair Messias Bolsonaro. Os protestos nacionais serão retomados no próximo sábado, dia 19 de junho, pautando novamente o lema “Vacina no braço, comida no prato!”. Dessa vez, o 19J buscará ter uma adesão popular ainda maior que a do 29M.

Os organizadores reforçam que serão mantidos os cuidados sanitários nos protestos e a perspectiva de que são atos “extraordinários em uma pandemia diante da situação extrema de irresponsabilidade do governo Bolsonaro”. Em Pernambuco, a concentração no Recife se dá às 9h, na Praça do Derby e caminhada pela Conde da Boa Vista, até a Avenida Guararapes.

Em maio, foram registrados atos em todos os estados, além do Distrito Federal, contando mais de 420 mil pessoas, segundo as organizações regionais pela campanha Fora Bolsonaro. E desde já, a organização do 19J ressalta a necessidade da autorresponsabilidade, além da responsabilidade coletiva, diante da pandemia. Uso de máscara, higienização regular das mãos e manutenção de um distanciamento entre os participantes são elementos tão necessários quanto a disposição de luta para derrotar esse governo genocida, que novamente volta a usar das ferramentas institucionais para propagar sua política de morte, ao definir pela instituição de normativa do Ministério da Saúde, que fragiliza o uso público de máscaras.

É urgente derrotar esse governo em 2021. E essa urgência se intensifica na medida em que o número de vidas perdidas para o Covid-19, com a colaboração do presidente do Brasil, se aproxima dos 500 mil brasileiros e brasileiras.