Sindipetro declara apoio à candidatura de William Vicente Silva para o Conselho Adm. da Copergás

Na próxima segunda-feira (21), acontecerá a eleição para o novo representante dos trabalhadores e das trabalhadoras no Conselho Administrativo (CONAD) da Copeergás. O Sindipetro PE/PB manifesta aqui, o seu total apoio à candidatura de William Vicente Silva para o cargo, em defesa dos interesses da categoria e contra a privatização da Companhia Pernambucana de Gás. As votações serão realizadas presencialmente nas instalações da empresa.

A conquista de uma representação democraticamente eleita pelos trabalhadores e trabalhadoras da empresa veio com a aprovação da Lei nº 13.303/2016, que determina em seu Artigo 19: “É garantida a participação, no Conselho de Administração, de representante dos empregados e dos acionistas minoritários”. Com isso, a Copergás teve, em 2018, o seu primeiro conselheiro eleito. Luiz Araújo exerceu a função durante um mandato de dois anos.

“Foi feita uma longa avaliação, onde se concluiu que era necessário eleger um conselheiro administrativo que tivesse a coragem de enfrentar o processo de privatização da empresa e defender o seu corpo funcional, dando continuidade ao trabalho que vinha sendo desenvolvido por Luiz”, diz William, Técnico Operacional lotado na Gerência de Distribuição (GDIS). Há 12 anos, ele integra o corpo de funcionários da estatal, tendo atuado em áreas como operação e manutenção das estações de distribuição; hoje é um dos responsáveis pela odorização do gás produzido pela Companhia – um processo fundamental para garantir a segurança de todos e todas, evitando acidentes e salvando e vidas.

Aos 40 anos de idade, William recebeu de braços abertos a dura responsabilidade de pleitear um espaço representativo em defesa dos sesu colegas. “Além da defesa da Copergás, nossa linha de trabalho sempre será o de estar em constante diálogo com a categoria, de maneira a agir como uma ponte entre o funcionários da empresa e o seu Conselho de Administração, agindo de maneira ética e salvaguardando os trabalhadores”.

William possui formação técnica em eletrônica, graduação em Engenharia Elétrica-Eletrônica e está concluindo uma pós graduação em Engenharia de Produção. Ele participa ativamente das comissões de negociações de Acordos Coletivos de Trabalho (ACT), bem como do Programa de Participação de Resultados (PPR).

Em vídeo publicado nesta sexta-feira, o coordenador geral do Sindipetro PE/PB, Rogério Almeida, enviou um recado para a base da Copergás. “É importantíssimo que todos e todas participem desse momento”, diz Rogério, “Venho em nome de toda a diretoria, declarar o nosso apoio a William Silva, esse companheiro de luta que vem engajado em todas as bandeiras em defesa da Copergás”.

Compromissos do candidato

Não à privatização da Copergás

Para levar o desenvolvimento e impulsionar a economia no estado, a Copergás precisa se manter pública, garantindo assim a sua autonomia, sempre prezando pela qualidade, segurança e meio ambiente.

Ser a voz dos trabalhadores nas tomadas de decisão da empresa

Plena participação nos processos de tomada de decisão que visem o desenvolvimento sustentável da companhia, incentivando investimentos que busquem levar o gás natural a todos os municípios com maior consumo de energia.