Sindipetro PE/PB cria canal de denúncias para petroleiros(as) relatarem irregularidades no combate ao Covid-19.

Os Sindicatos juntamente à Federação Única dos Petroleiros (FUP) vêm se reunindo diariamente para tratar dos vários ataques que a gestão atual vem praticando contra a categoria. Diariamente no site da Federação os trabalhadores e as trabalhadoras podem acompanhar as ações que estão sendo tomadas tanto para proteger seus direitos, quanto para combater a pandemia do Covid-19 (agravada ainda mais pelo desgoverno Bolsonaro).

A gestão da Petrobras vem se aproveitando do estado de quarentena que o país se encontra para impor medidas unilaterais, sem qualquer discussão com os trabalhadores, ou suas entidades representativas (como sindicatos e federação), negando inclusive o direito de fazer parte dos “Comitês de Crise” nacional e local.

As medidas jurídicas necessárias já foram tomadas e outras estão por vir. Recentemente foi conquistada a reintegração dos colegas demitidos do Espírito Santo (liminar conseguida pelo jurídico do Sindipetro ES / FUP) e outras reintegrações ainda serão conquistadas. Também foi realizada uma solicitação ao Tribunal Superior do Trabalho (TST) que as multas impostas aos sindicatos filiados à FUP (que somam uma quantia de R$ 1.863.270,04) sejam revertidas para ações de combate à pandemia da Covid-19, através do repasse dos valores retidos pela Petrobrás para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A fim de evitar o risco desnecessário de contágio, as assembleias e setoriais não tem sido realizadas pelo Sindipetro PE/PB desde o início da quarentena para que seja evitada a concentração de um grande número de pessoas. “Pedimos a todos e todas que se mantenham mobilizados e em contato com nossos diretores”, disse o coordenador geral do sindicato dos petroleiros, Rogério Almeida, em nota enviada às bases dos estados de Pernambuco e Paraíba; “para proteger a saúde e as vidas dos trabalhadores e seus familiares, iremos sim convocar uma Greve Sanitária, para que possamos resguardar o nosso bem maior, que são as pessoas que fazem parte dessa grande empresa”.

Pensando no bem-estar dos trabalhadores e trabalhadoras de Pernambuco e Paraíba, o Sindipetro está disponibilizando um canal de denúncias seguro e sigiloso. Se você, trabalhador e trabalhadora do Sistema Petrobrás, está tendo dificuldades em relação à prevenção contra o coronavírus no seu ambiente de trabalho, ou quer relatar alguma situação que esteja pondo em risco você ou qualquer outro trabalhador ou trabalhadora, mande um email para denuncia@sindipetropepb.org.br.