Tabela de 12h é escolhida na RNEST

Foram encerradas na noite de segunda-feira (2) as assembleias gerais para votar a tabela de 12h da Refinaria Abreu e Lima (RNEST). Ao todo, foram realizadas seis assembleias entre os dias 2 e 7 de dezembro. Oito tabelas foram apresentadas aos trabalhadores e trabalhadoras da unidade e, após longa avaliação, a tabela de número 5 foi a escolhida, contabilizando 43,1% dos votos.

Apesar de ter sido escolhida por maioria dos votos, esta tabela ainda não é definitiva, visto que ainda em outubro os petroleiros da Refinaria Abreu e Lima escolheram, também em assembleia, uma tabela de 8h laborais. “Agora que a categoria chegou ao fim deste ciclo de deliberação, onde escolheram a melhor tabela de 12 horas, nós iremos, num futuro próximo, colocar em votação qual dessas duas tabelas será preferida, a de oito ou a de doze horas”, explica o coordenador do Sindipetro PEPB, Rogério Almeida.

Atualmente, os petroleiros e petroleiras que atuam na RNEST já seguem uma tabela de doze horas laborais. No entanto, “a tabela escolhida pela maioria, possui uma diferença de juntar mais dias trabalhados”, explica Almeida. “Hoje o pessoal da Refinaria trabalha três dias seguidos; com a tabela escolhida nessa segunda-feira, passarão a trabalhar quatro dias – sendo dois dias a partir das 7h da manhã e dois a partir das 19h da noite. Isso irá impactar na relação de dias seguidos trabalhados, em relação a atual tabela”.

Além da convocação de novas assembleias para escolher a tabela definitiva para a Refinaria, outras atividades importantes já estão sendo construídas, como a avaliação da Minuta do Acordo Coletivo Regional, que foi recentemente apresentado pela empresa. Na visão do coordenador do Sindipetro, “essas são decisões que a categoria precisa tomar com bastante atenção e com muita calma, pois elas vão influenciar diretamente suas vidas laborais, assim como a saúde e a relação familiar. É importantíssimo participar desse momento de escolha da tabela de regime de turno”

Porcentagem dos votos:

TABELA 01 – 2,6 %

TABELA 02 – 26,8%

TABELA 03 – 1,3%

TABELA 04 – 00%

TABELA 05 – 43,1%

TABELA 06 – 00%

TABELA 07 – 00%

TABELA08 – 23,6%

Abstenções – 2,6%

Votações das tabelas de turno do TA Suape começam na quarta-feira

O processo de escolha das tabelas de turno, que tem sido realizado na Refinaria Abreu e Lima também será realizado no Terminal Aquaviário de Suape (TA Suape). As assembleias, que acontecerão entre os dias 9 e 14 de dezembro, trarão, em suma, três itens de pauta:

• 1º – escolher a tabela de turno de 8h;
  • – escolher a tabela de turno de 12h;
  • – Preferência pela jornada de trabalho de 8h ou 12h.

Confira abaixo a agenda das assembleias:

• Turno E
    • Dia: Quarta-feira (09/12)
    • Horário: 19h
  • Turno C
    • Dia: Quinta-feira (10/12)
  • Turno D
    • Dia: Sexta-feira (11/12)
    • Horário: 19h
  • Turno B
    • Dia: Sábado (12/12)
  • Turno A