Todo o apoio à Greve dos Rodoviários

As 00h desta terça-feira (22), rodoviários(as) da Região Metropolitana do Recife decretaram estado de Greve em busca de justiça e condições de trabalho. A decisão aprovada pelos trabalhadores no dia 16 de dezembro cobra o cumprimento da legislação municipal do Recife, através da Lei Nº 18.761/2020, que proíbe a realização da dupla função de motoristas nos coletivos que transitam pela capital. Pela Lei, regulamentada por meio da portaria 167/2020 do Conselho Superior de Transporte Metropolitano, no dia 23 de novembro, as empresas de ônibus estariam obrigadas a garantir nos ônibus a presença de um cobrador, garantindo ao motorista a exclusiva função de condutor do transporte.

Na última sexta-feira (18), o Grande Recife Consórcio de Transporte suspendeu a portaria. A decisão foi publicada no Diário Oficial do estado, escancarando assim sua posição em favor dos empresários, flertando com o descumprimento da lei.

A Greve dos Rodoviários é um instrumento mais do que necessário para essa categoria, que reage e resiste a mais uma violenta ofensiva dos empresários e demais representantes do setor privado que se aglutinam em torno do poder estadual e da máquina pública em defesa dos próprios interesses.

O Sindicato dos Petroleiros de Pernambuco e Paraíba reafirma o seu compromisso por melhores condições para a classe trabalhadora e, por isso, vem publicamente declarar seu apoio aos rodoviários e se junta ao grito desses companheiros e companheiras, que urgentemente pedem ao Governador Paulo Câmara que cumpra a portaria nº 167/2020 e acabe com a dupla função dos motoristas no transporte público.