Um fim de semana pelo #FORABOLSONARO

Centrais sindicais, movimentos sociais, organizações da sociedade civil e partidos políticos preparam a realização de uma jornada nacional pelo “Fora Bolsonaro. Impeachment já”. A ausência de uma política consequente de combate à Covid-19 e um planejamento na assistência à população por parte do governo federal, tem provocado um genocídio que já vitimou mais de 68 mil brasileiros e brasileiras, na maioria, trabalhadores e trabalhadoras pobres que enfrentam o aprofundamento da crise social e econômica, com sucessivos ataques aos direitos.

Levando em conta as limitações impostas pela pandemia, na sexta-feira e no sábado serão realizadas ações que canalizam a insatisfação da sociedade brasileira que tem se expressado na palavra de ordem “Fora Bolsonaro!” E que já alcança uma ampla maioria que se coloca em oposição ao governo. As atividades se darão principalmente nas redes sociais, mas também nas ruas, respeitando-se as orientações da OMS para manutenção do distanciamento social, uso de máscaras e álcool em gel.

Manifestações já se fazem confirmadas em 20 estados. No estado de Pernambuco, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e movimentos sociais e sindicais planejam uma agenda de mobilizações para a sexta-feira (10), ” Nos municípios de Afogados da Ingazeira, Serra Talhada, Ouricuri, Araripina e Garanhuns serão colocadas faixas e cruzes simbolizando as mortes por Covid-19 nas regiões do Estado. Já no Recife, o ato simbólico ocorrerá nesta sexta-feira (10) às 10h, no Mercado Público de Casa Amarela. Haverá também projeções em prédios públicos em locais de maior circulação, como feiras, praças e parques. As organizações da campanha convocam a população a estender panos pretos nas janelas para simbolizar o #ForaBolsonaro, além de realizar um panelaço que também está previsto para sexta, a partir das 20h”, diz a central em publicação feita em seu site.

Ainda no dia 10 ocorrem assembleias nos locais de trabalho, organizadas pelo Fórum das Centrais e acontecerá um Ato Inter-Religioso com o tema: “Quem tem fé defende a vida e a democracia – Um milhão de velas – Fora Bolsonaro”. Para às 20h está programado grande barulhaço nacional, com panelaços e afins, destacando a campanha.

Para o dia 11 de julho está sendo convocada uma Plenária Nacional para definir os rumos da Campanha Fora Bolsonaro, em caráter virtual, a partir das 14h, onde serão definidas coletivamente as próximas agendas da campanha. Para participar da plenária, basta preencher esse formulário https://forms.gle/eJsaBrQzQiiPMvDJ6. A atividade será dividida em dois momentos, o primeiro com a apresentação dos desafios da Campanha, e o segundo será feito através de salas virtuais divididas regionalmente, possibilitando a participação direta dos inscritos.