Vazamento de diesel provoca incêndio na Refinaria Presidente Bernardes (RPBC) e alerta para riscos da segurança no trabalho das unidades da Petrobras

Na tarde dessa terça-feira (17) um incêndio ocorrido na RPBC assustou a vizinhança e trabalhadores da refinaria em Cubatão-SP e segundo informações oficiais o fogo foi contido pela Brigada de Incêndio da unidade, após um vazamento de óleo diesel. Ninguém ficou ferido. O ocorrido chamou a atenção pelas condições de trabalho denunciadas pelo sindicato dos petroleiros local, que relatou um cenário de descaso relativa à segurança do trabalho.

Para além do incêndio a denúncia também revela que os trabalhadores não foram desmobilizados dos locais de trabalho durante a ocorrência, ainda que o fogo tenha sido de uma proporção considerável, oriundo próximo à Casa de Força. O sindicato afirma que este foi um “acidente anunciado”, vista a antecedência com que a direção da refinaria já tinha sido alertada das irregularidades no trato da segurança do trabalho. Situação bem próxima da RNEST, onde sucessivamente a direção do Sindipetro PE/PB tem chamado a atenção da gestão da refinaria para os riscos que dobras de turnos, treinamentos obrigatórios feitos de forma remota e operação da planta com quantitativo de pessoal abaixo do número mínimo podem trazer de ruim para a rotina de todos, além da precarização das condições de trabalho, e atribuição indevida de pessoas que desconhecem as unidades para programação de atividades perigosas.

Assim como na RPBC, aqui na RNEST estão menosprezando as atividades de planejamento das intervenções, jogando com a sorte e esperando que o pior aconteça. A RNEST não precisa passar pela ocorrência da RPBC para que seja tomada uma providência, pelo contrário, o ocorrido em Cubatão deve servir de alerta para que em Ipojuca não tenhamos mais uma vítima fatal por conta de más condições de trabalho.

Chega de mortes!