Votações do regramento da PLR são retomadas nas bases de PE e PB. Indicativo da FUP é a aprovação da proposta

As assembleias gerais extraordinárias para votar o regramento do Plano de Participação nos Lucros e Resultados (PLR) do Sistema Petrobrás será retomada a partir da quarta-feira (16) como consta em edital publicado na última segunda-feira (14) pelo Sindipetro PEPB. Ao todo, serão realizadas 18 assembleias junto às bases de Pernambuco e Paraíba entre os dias 16 e 22 de dezembro. A Federação Única dos Petroleiros (FUP) indica a aprovação da proposta, após longa avaliação do Conselho Deliberativo (CD) da entidade.

O encontro do CD da FUP durou dois dias de intensa avaliação e debates. O indicativo de aprovação leva em consideração os avanços alcançados ao longo de todo o processo de negociação, que acabou por gerar um novo modelo de regramento que supera bastante a proposta inicialmente apresentada pela Petrobrás e suas subsidiárias.

Em publicação feita em seu site, a FUP aponta que tem buscado, junto à gestão da estatal “a construção de uma alternativa para os pontos da proposta de regramento da PLR que não tiveram os avanços necessários por conta de exigências da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST), segundo alegações da empresa”. Na última sexta-feira (11), a Petrobrás enviou uma carta compromisso à federação, onde promete dar continuidade à discussão de “uma solução para o regramento da PLR na PBio e atuar junto à SEST em relação à exigência de lucro líquido”.

Ao longo de nove reuniões de negociação junto à empresa, realizadas desde o fechamento do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), a comissão de negociação conseguiu avançar em diversos pontos estratégicos para os trabalhadores, como o estabelecimento de um piso para a PLR, de maneira a garantir que os resultados construídos coletivamente sejam distribuídos de maneira mais igualitária entre a categoria. Além disso, a comissão também conseguiu garantir um acordo de regramento por um período de dois anos e o retorno do adiantamento da PLR no início do ano; além da proibição de redução de PLR por perseguições políticas.

Confira abaixo a agenda de assembleias por localidade:*

Refinaria Abreu e Lima

18/12 – Sexta-feira

• Horário: 18h