12º Plenafup recebe visita de dirigentes das federações metroferroviária e ferroviária
12º Plenafup recebe visita de dirigentes das federações metroferroviária e ferroviária
Na tarde desta quarta-feira, os dirigentes sindicais petroleiros, Deyvid Bacelar e Sinésio Pontes, Coordenadores Gerais da FUP e do Sindipetro PE/PB, respectivamente, receberam no Centro de Formação e Lazer (CFL), onde ocorre a 12ª Plenafup, uma visita que reforça a capacidade aglutinativa dos petroleiros dentro da Classe Trabalhadora. Luiz Soares, Presidente da Federação Nacional dos Metroviários (Fenametro) e Jerônimo Miranda, Coordenador Geral da Federação Interestadual dos Trabalhadores Ferroviários (FITF), vieram saudar a realização da Plenária Nacional dos Petroleiros, feita neste ano em Recife.
Na visita, Luiz e Jerônimo transmitiram as preocupações dos metroferroviários quanto ao encaminhamento do processo de privatização do metrô do Recife, estando ainda a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) inserida no Programa Nacional de Desinvestimentos (PND) do governo federal. “Quem colocou a CBTU no PND foi o Bolsonaro e por isso, também, foi derrotado nas urnas. Porém, até o momento, passada mais da metade do nosso governo [Lula], temos muitas dificuldades de tratar da retirada do metrô do Recife, por exemplo, da mira da privatização”, lamenta o presidente.
Os dirigentes da categoria petroleira compartilharam das preocupações. Bacelar, pela FUP, pontuou esse lamento: “Necessário seguir fazendo pressão, aproveitando os acessos à Senadora Teresa Leitão e do Senador Humberto Costa (ambos do PT), para destravar isso. No que a FUP e sindicatos filiados puderem ajudar nesses contatos, estaremos prontamente dispostos”, enfatiza o coordenador da FUP. Sinésio Pontes reafirmou a disponibilidade do Sindipetro PE/PB, para somar na luta dos metroviários. “O Sindicato dos Petroleiros de Pernambuco e Paraíba tá solidário aos metroferroviários e pode contar conosco, Luis e Jerônimo, aqui em Recife, para essa batalha. O sucateamento do metrô é resultado dessa política bolsonarista do PND e deve ser derrotada”, enfatiza.