Nota de apoio à greve dos trabalhadores da Compesa
Nota de apoio à greve dos trabalhadores da Compesa
O Sindicato dos Petroleiros de Pernambuco e Paraíba declara apoio à greve dos trabalhadores da Companhia Pernambucana de Saneamento, deflagrada nesta segunda-feira (13). Os compesianos entram em uma nova etapa de luta, na defesa de uma empresa que é patrimônio do povo pernambucano.
O governo Raquel Lyra insiste em um modelo de gestão da coisa pública, onde se entrega o patrimônio para a iniciativa privada fazer o que bem sabe quando se trata de um ativo de serviço público: socializar as despesas e privatizar o lucro.
Pernambuco é um dos Estados com maior incidência de crise hídrica do país, logo, deve ser papel intransferível do Estado a responsabilidade de captação, tratamento, distribuição e saneamento para reuso, desse bem tão precioso que é a água.
A privatização da Compesa, terá por consequência o aumento da conta d’água e a continuidade do racionamento para os bairros e cidades pobres do estado.
A direção do Sindipetro PE/PB se solidariza com a luta dos compesianos e com o povo pernambucano, que querem um serviço público de excelência, com água na torneira e direitos garantidos.
Água não é mercadoria!
Sindipetro PE/PB, 13 de outubro de 2025