Homem também se cuida
Homem também se cuida
O Novembro Azul é um convite urgente à ação pela saúde do homem. Com foco no câncer de próstata, mas que aborda de forma mais ampla a importância da saúde física da população masculina, é uma oportunidade para desmistificar a ida ao médico e promover o cuidado integral da saúde.
O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que, de 2023 até o encerramento deste ano, o Brasil registre anualmente mais de 71 mil novos casos de câncer de próstata. Este é o tipo cancerígeno mais comum entre os homens no Brasil, porém, quando diagnosticado e tratado logo no início, a chance de cura pode chegar até 98%.
Riscos
A idade é fator de risco: quase 75% dos diagnósticos se dão em homens com 65 anos ou mais. Ter parentes consanguíneos homens, com histórico de câncer de próstata antes dos 60 anos, aumenta as chances. E claro, má alimentação que propicia a obesidade, além do consumo exagerado de drogas, entre estas o álcool, elevam as possibilidades do câncer de próstata.
Vale o cuidado
Mais do que cor, campanhas como o Novembro Azul trazem a reflexão sobre a preservação e autocuidado com a saúde. Não há vergonha em ocupar lugar na fila do posto, ou reservar-se ao direito de ir à consulta médica, abonando a falta com o devido atestado médico. Vergonha é não se cuidar e agravar um problema que pode ser previamente resolvido.
O toque retal e o exame de PSA, livres de falsas informações e preconceitos, são procedimentos rápidos para identificar alterações na próstata antes do surgimento de sintomas. Falar abertamente sobre esses exames é um passo essencial para salvar vidas.

