O Sindipetro PE/PB é o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Petróleo e Gás Natural dos Estados de Pernambuco e Paraíba, filiado à Federação Única dos Petroleiros (FUP) e à Central Única dos Trabalhadores (CUT). A entidade sindical busca amparar a força de trabalho do setor e empenha esforços de mobilização social e política a favor da dignidade das trabalhadoras e trabalhadores, do desenvolvimento industrial sustentável através de uma transição energética justa e da soberania nacional.

Sindipetro PE/PB
GREVE

Petroleiros decidiram. Sem avanços no ACT, agora é greve!

Petroleiros decidiram. Sem avanços no ACT, agora é greve!

No Sistema Petrobrás a greve está agendada para segunda-feira, nas bases de Pernambuco o corte de rendição para a greve se dá na zero hora do dia 17 de dezembro

As assembleias da categoria aprovaram massivamente o encaminhamento do sindicato. A deliberação foi assumida pelas bases da Petrobrás em Pernambuco com 91% de aceitação, indicando o nível da insatisfação dos trabalhadores com o tratamento da representação da empresa frente às pautas da categoria. A partir de agora, é arregaçar as mangas do jaleco e dar a resposta que a empresa provocou: é greve no Sistema Petrobrás.

A posição da alta administração da Petrobrás não só não avança nas pautas centrais dos trabalhadores, como contém retrocessos, a exemplo da diferenciação de reajustes salariais nas empresas do Sistema Petrobrás e o silêncio sobre a injustiça dos PEDs, mesmo após anos de negociações sem qualquer definição quanto ao fim dos equacionamentos. Seguindo a mesma linha de posicionamento, a insuficiência apresentada pelo RH é gritante: sobre o Plano de Cargos, a empresa só apresenta proposta se os trabalhadores retirarem as ações judiciais sobre o tema, e quanto à quitação da PLR 2019, a empresa ainda não deu respostas pelo cumprimento, conforme aprovado pela categoria.

Não há o que comemorar

O Sindipetro PE/PB, frente ao acúmulo de desrespeitos provocados pela gestão Magda Chambriard, orienta as petroleiras e petroleiros do TA-Suape e Refinaria Abreu e Lima, que não participem das agendas de comemoração, no evento de resultados das empresas, anunciados para logo após o dia de deflagração da greve.

Esse momento exige da categoria uma resposta coerente com os encaminhamentos nacionais dos petroleiros do Sistema Petrobrás. A unidade sempre foi uma marca que faz os trabalhadores do sistema serem referência de classe e não deve ser diferente agora.

NA RNEST E TA-SUAPE O CORTE DE RENDIÇÃO PARA A GREVE SERÁ NO DIA 17!

Se a situação é grave, a saída é greve!

Por um ACT forte – Fim dos PEDs – Pela pauta Brasil Soberano