O Sindipetro PE/PB é o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Petróleo e Gás Natural dos Estados de Pernambuco e Paraíba, filiado à Federação Única dos Petroleiros (FUP) e à Central Única dos Trabalhadores (CUT). A entidade sindical busca amparar a força de trabalho do setor e empenha esforços de mobilização social e política a favor da dignidade das trabalhadoras e trabalhadores, do desenvolvimento industrial sustentável através de uma transição energética justa e da soberania nacional.

Sindipetro PE/PB
GREVE

Lugar de petroleiro é na tenda da greve!

Lugar de petroleiro é na tenda da greve!

Petroleiros da Refinaria Abreu e Lima e do Terminal da Transpetro, em Suape, realizaram simultaneamente na manhã desta quarta-feira, manifestações nas portarias das duas bases da Petrobrás, recepcionando e dialogando com os trabalhadores pela adesão à greve nacional das petroleiras e petroleiros. A greve inicia forte em Pernambuco com adesão de 100% do turno de hoje na refinaria e participação maciça do setor administrativo e terminal, com a chegada de ônibus praticamente esvaziados nas empresas.

O ato de protesto contra a intransigência da administração da presidenta da Petrobrás, Magda Chanbriard, foi marcado pela presença de parlamentares, entre estes a deputada estadual Rosa Amorim e o deputado João Paulo, além da vereadora da cidade do Recife, Kari Santos. Se somaram também lideranças sindicais representando a Central Única dos Trabalhadores e o Sindicato dos Metroviários de Pernambuco.

A expectativa é de forte continuidade da adesão dos trabalhadores que, seja no terminal ou na refinaria, são acolhidos nas tendas da greve, local de concentração, reunião e organização do movimento grevista.

O sindicato reforça a importância da presença da categoria nas tendas da greve, demonstrando a capacidade de mobilização e disposição de luta das petroleiras e petroleiros, em resposta à alta administração da empresa e em defesa das pautas da categoria. Justiça na distribuição da riqueza gerada pela empresa, fim da injustiça dos equacionamentos da PETROS e defesa intransigente do caráter público e estratégico do Sistema Petrobrás serão conquistas arrancadas pela unidade e luta das trabalhadoras e trabalhadores.