Pauta do Sindipetro PE/PB, terminal de combustíveis no Sertão do estado passa por estudos
Pauta do Sindipetro PE/PB, terminal de combustíveis no Sertão do estado passa por estudos
Iniciativa que está em estudos pela Petrobras, tem sido bastante observada e aguardada pelos nordestinos
Pauta recorrente na imprensa econômica de Pernambuco, a instalação de um terminal de tancagem da Transpetro na cidade de Salgueiro, Sertão Central pernambucano, foi assumido enquanto projeto pelo Sindicato dos Petroleiros de Pernambuco e Paraíba, que desde 2023 visita a região abrindo canais de relações com o poder público local, levantando apoios que passa pelo Senador Humberto Costa (PT-PE) e já bateu à porta da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), um ano atrás, quando foi entregue um estudo técnico indicando a viabilidade econômica do terminal, aliada ao projeto conclusão do trecho pernambucano da Ferrovia Transnordestina.
Segundo o portal Momento Econômico, respondendo por e-mail, a Petrobrás informou que o entreposto de combustíveis em Salgueiro “se enquadra naturalmente nessas avaliações por ser um entroncamento-chave da Transnordestina, com potencial de integração logística com a Refinaria Abreu e Lima (Rnest)”. A empresa completou, dizendo na mensagem que realiza “avaliações constantes das oportunidades que fortaleçam a eficiência logística, a segurança de abastecimento e a competitividade no interior da região [Nordeste]”.
Falas da presidente da Petrobrás e do Sindipetro PE/PB
A presidente da Petrobrás, Magda Chambriard, disse na última visita do presidente Lula à Refinaria Abreu e Lima que “vamos estar de olho na região do Matopiba [Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia], e vamos estar de olho na ferrovia também. Ferrovia é um aparato logístico importante… vai ser âncora desse planejamento”.
Diego Liberalino, diretor do sindicato e da Federação Única dos Petroleiros, reforça que o estudo feito pelo Sindipetro PE/PB sugere investimentos da Petrobrás para a cidade de Salgueiro, destacando que “o projeto de um terminal naquela cidade pode gerar cerca de 400 empregos e, após concluído, baratearia o preço dos combustíveis no interior de Pernambuco, sendo este um investimento de cerca de R$ 1 bilhão”, conclui.

