O Sindipetro PE/PB é o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Petróleo e Gás Natural dos Estados de Pernambuco e Paraíba, filiado à Federação Única dos Petroleiros (FUP) e à Central Única dos Trabalhadores (CUT). A entidade sindical busca amparar a força de trabalho do setor e empenha esforços de mobilização social e política a favor da dignidade das trabalhadoras e trabalhadores, do desenvolvimento industrial sustentável através de uma transição energética justa e da soberania nacional.

Sindipetro PE/PB
GREVE

A luta continua! Magna, respeite os trabalhadores da Petrobras!

Diante das contradições da administração da empresa, que motivaram a falta de acordo nas negociações, FUP e FNP indicam nova greve de advertência

Reunião das federações realizada nesta quarta-feira (14), aprova a continuidade da greve de advertência que iniciou no movimento grevista de março, cobrando uma postura equilibrada da empresa que segue penalizando a categoria petroleira apresentando um plano de redução de custos e a diminuição da remuneração variável dos seus trabalhadores.

O indicativo para a nova data das paralisações será às 7h do dia 29 de maio até às 19h do dia 30 deste mês.

A direção das federações avalia como inadmissíveis as posturas da presidenta Magda Chambriard, que, ao sustentar a necessidade de maior austeridade financeira da Petrobrás, impactando esse cenário sobre os trabalhadores, anuncie a distribuição de R$ 11,72 bilhões em dividendos para os acionistas, fruto do lucro líquido de R$ 35,2 bilhões no primeiro trimestre de 2025.

Uma contraproposta unificada da FUP e FNP está sendo elaborada, para ser entregue à empresa. Enquanto isso, os sindicatos estarão convocando e realizando as assembleias de base para deliberação da greve petroleira de advertência no final do mês.