Agregada a conclusão da RNEST, Novo PAC trás para Pernambuco mais de 90 bilhões em obras
Lançado no mês de agosto, o Novo PAC ou PAC 3, prevê um conjunto de obras de infraestrutura que só no estado somam R$ 91,9 bilhões e que no total chega à 1,7 trilhões de Reais até 2026. Em Pernambuco, além da retomada e conclusão das obras da Refinaria Abreu e Lima, também está previsto a construção do ramal ferroviário Salgueiro-Porto de Suape, adutoras hídricas para o agreste e sertão do estado e reformas em rodovias.
Além de obras diretas da União no orçamento estão incluídas parcerias com o governo do estado e com a Prefeitura do Recife, a exemplo da reestruturação do metrô. Anúncios que têm sido comemorados pela governadora Raquel Lyra e o prefeito da capital João Campos.
O impacto econômico dos investimentos do Novo PAC aqui em Pernambuco demandará uma situação social já vivenciada em diversas cidades do estado entre o segundo mandato do presidente Lula e o final do primeiro mandato da ex-presidenta Dilma, com exponencial oferta de empregos, exigindo muita qualificação profissional. Só nas obras para a conclusão do trem 2 da Refinaria Abreu e Lima estão previstas a abertura de 30 mil novos postos de trabalho. Já o início da operação completa da refinaria está programado para 2027.