O Sindipetro PE/PB é o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Petróleo e Gás Natural dos Estados de Pernambuco e Paraíba, filiado à Federação Única dos Petroleiros (FUP) e à Central Única dos Trabalhadores (CUT). A entidade sindical busca amparar a força de trabalho do setor e empenha esforços de mobilização social e política a favor da dignidade das trabalhadoras e trabalhadores, do desenvolvimento industrial sustentável através de uma transição energética justa e da soberania nacional.

Sindipetro PE/PB
GREVE

Em solidariedade aos metroviários! Greve é um direito e deve ser respeitado!

Em solidariedade aos metroviários! Greve é um direito e deve ser respeitado!

A população usuária do metrô do Recife tem ciência do quão precária é a situação desse modal de transporte. Sucessivas quebras, interrupção da operação, falta de segurança e até incêndio em composições; uma série de problemas que os trabalhadores do sistema de metrô também compartilham e enfrentam. Por isso, estes deliberaram em caráter emergencial, uma greve por tempo indeterminado, exigindo recursos públicos da União e encampando uma luta contra um processo de privatização, programado pelo governo de Pernambuco.

Já no primeiro dia de greve, um direito constituído por lei, a Polícia Militar de Pernambuco foi acionada para intimidar o movimento paredista, chegando ao absurdo de, ilegalmente, deter o presidente do Sindmetro-PE, Luiz Soares, o conduzindo à delegacia. Luiz e a direção sindical estavam no Centro de Manutenção de Cavaleiro, dialogando com os trabalhadores, quando foram abordados e afrontados pela PMPE, em um claro ataque às liberdades democráticas de organização sindical.

Mesmo sendo liberado na sequência, tal abordagem revela o tamanho da disposição do governo Raquel Lyra em se dispor para mediar uma alternativa que viabilize o retorno da operação do metrô. Em compasso com setores do governo federal, querem a todo custo entregar o patrimônio do povo brasileiro e pernambucano para grupos capitalistas que abocanharão o lucro, limitando o direito humano de ir e vir.  

O Sindipetro PE/PB reforça que greve é um direito de toda Classe Trabalhadora e deve ser defendido ante qualquer escalada autoritária e ilegal. Nós nos solidarizamos com os trabalhadores do metrô do Recife e somamos em suas pautas por um orçamento público de emergência, para a recuperação da operação, garantindo o retorno das atividades de transporte público em segurança e com eficiência. Privatização do transporte público não é a solução, pelo contrário, é o cerceamento do direito do povo pobre em poder ter acesso à cidade!