Federação Única dos Petroleiros orienta novas rodadas de assembleias para avaliação de proposta da Petrobras
Federação Única dos Petroleiros orienta novas rodadas de assembleias para avaliação de proposta da Petrobras
Fruto da greve nacional petroleira de 24 horas, em março, além do clima de mobilização das assembleias neste mês de maio, convocando dois dias de paralisação, a direção da Petrobrás apresentou uma nova proposta que, no entendimento da FUP, deve seguir para deliberação dos trabalhadores.
Essa pressão foi fundamental para a retomada de uma mesa onde se pode tratar da recomposição financeira da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e de um acordo sobre o Teletrabalho. Além disso, a empresa envia até o dia 31 de maio a programação de agenda (junho e agosto) para a negociação do Plano de Cargos e Salários.
O que a Petrobrás apresentou:
Teletrabalho
Como complementação à proposta apresentada no início de maio, a Petrobrás passa a garantir um Comitê Multidisciplinar para analisar recurso dos empregados que discordarem do cancelamento do teletrabalho. No entanto, mantém a prerrogativa do gestor suspender temporariamente o trabalho remoto. A empresa também adiou para 01/01/2026 o retorno integral ao trabalho presencial para os empregados de regime especial deslocados para o administrativo.
Remuneração variável
A empresa propõe pagar abono de 1 remuneração, com piso de R$ 15 mil, antes do início da negociação do ACT, resgatando a boa-fé negocial e a valorização da mesa de negociação coletiva. A proposta é de que o pagamento seja feito em duas parcelas: a primeira até o dia 30/06 e a segunda até 28/08.
Plano de Cargos e Salários
Petrobrás apresentará até dia 31/05 calendário de negociação, com reuniões em junho, julho e agosto.
Dias de greve
Haverá devolução dos valores já descontados e seus reflexos, inclusive no VA/VR. A compensação será feita via banco de horas ou desconto sem reflexo.
Indicativos para as assembleias:
Aceitação da proposta de teletrabalho – assembleias com trabalhadores do administrativo (Petrobrás e Transpetro).Aceitação do abono – assembleias voltadas somente para trabalhadores da Petrobrás (holding).