O Sindipetro PE/PB é o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Petróleo e Gás Natural dos Estados de Pernambuco e Paraíba, filiado à Federação Única dos Petroleiros (FUP) e à Central Única dos Trabalhadores (CUT). A entidade sindical busca amparar a força de trabalho do setor e empenha esforços de mobilização social e política a favor da dignidade das trabalhadoras e trabalhadores, do desenvolvimento industrial sustentável através de uma transição energética justa e da soberania nacional.

Sindipetro PE/PB
História

Greve de 2020: um legado de formação política para a categoria petroleira

Greve de 2020: um legado de formação política para a categoria petroleira

O mês de fevereiro está na memória recente das trabalhadoras e trabalhadores petroleiros pela realização de uma greve que ganhou contornos históricos, dados os motivos e o momento de sua realização. 21 dias de lutas, marcada por muita unidade e solidariedade, consolidando a maior mobilização da categoria petroleira desde maio de 1995. 

A greve de caráter nacional foi motivada pela decisão da Petrobras de fechar a Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen-PR) e de demitir cerca de mil trabalhadores. Em Araucária, região metropolitana de Curitiba, petroquímicos realizaram um acampamento na frente da fábrica e em todo o país, assembleias deliberaram pela greve desde o primeiro dia de fevereiro.

Pressionando pela abertura de negociações para evitar as demissões e o cumprimento do ACT, dirigentes da FUP e do Sindiquímica-PR, ocuparam uma sala do Edifício Senado, no Rio de Janeiro, que fica a sede da Petrobrás. Enfrentaram desligamento da iluminação, isolamento, silenciamento, proibiram o abastecimento inclusive de água e comida, mas a ocupação durou toda greve.

A greve em Pernambuco

A resistência da categoria era manifesta em acampamentos, aqui em Pernambuco petroleiros acamparam na frente das portarias de acesso da Refinaria Abreu e Lima e do TA-Suape, em Ipojuca. Eram realizadas constantes debates de formação, tratando de denunciar a famigerada política de preço de paridade de importação (PPI).  

Ainda aqui no estado, a categoria se destacava vestida de jaleco laranja, pelas ruas do Recife panfletando e participando de diversas atividades públicas dando visibilidade a greve nacional. A campanha pelo preço justo dos combustíveis foi uma ferramenta de sensibilização da sociedade para a luta da categoria. Trabalhadores vendiam botijões de gás pela metade do preço durante os protestos realizados em áreas carentes da cidade.

Encerramento da greve

A greve encerrou após a FUP conseguiu abrir um canal de negociação com a Petrobrás e realizar a mediação por meio do Tribunal Superior do Trabalho. E o legado desse histórico se dá nas conquistas recentes, com a reversão das demissões e reabertura da Fafen, demostrado na prática que só a luta política é capaz de reverter injustiças.