O Sindipetro PE/PB é o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Petróleo e Gás Natural dos Estados de Pernambuco e Paraíba, filiado à Federação Única dos Petroleiros (FUP) e à Central Única dos Trabalhadores (CUT). A entidade sindical busca amparar a força de trabalho do setor e empenha esforços de mobilização social e política a favor da dignidade das trabalhadoras e trabalhadores, do desenvolvimento industrial sustentável através de uma transição energética justa e da soberania nacional.

Sindipetro PE/PB
GREVE

Petroleiros de Pernambuco iniciam greve com protestos

Petroleiros de Pernambuco iniciam greve com protestos

Iniciando movimento grevista a partir das zero horas desta quarta-feira (17), os trabalhadores da Refinaria Abreu e Lima e Terminal Aquaviário da Transpetro em Suape promovem protestos simultâneos nas portarias da refinaria e TA-Suape na manhã da quarta.

O protesto liderado pelo Sindicato dos Petroleiros de Pernambuco e Paraíba (Sindipetro PE/PB) marca o início das paralisações nas duas bases locais, se somando às demais refinarias, terminais, plataformas e setores administrativos da Petrobras que já aderiram à greve nacional por tempo indeterminado.

Alertas do Sindicato

A direção do Sindipetro chama a atenção dos petroleiros para que pressões das chefias, pelo retorno ao trabalho, ameaças e práticas antissindicais sejam imediatamente reportadas ao sindicato. Reforça ainda que, durante a greve, lugar de petroleiro é na tenda da greve.

PAUTA DA GREVE NACIONAL DOS PETROLEIROS

  1. Acordo Coletivo Forte – requerendo ganho real nos salários e debate sobre a atual política de distribuição de dividendos entre os acionistas da estatal.
  2. Fim do Plano de Equacionamento de Déficit (PEDs da PETROS) – cobram um plano para que o fundo de pensão da Petrobras (PETROS) pare com os descontos e cortes nos contracheques de aposentados e pensionistas.
  3. Pauta Brasil Soberano – reivindicam a aplicação de medidas elaboradas pelos trabalhadores, para que a administração da Petrobras interrompa processos de venda de ativos, reassuma empresas privatizadas em governos passados e unifique o sistema de holding e subsidiárias.