O Sindipetro PE/PB é o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Petróleo e Gás Natural dos Estados de Pernambuco e Paraíba, filiado à Federação Única dos Petroleiros (FUP) e à Central Única dos Trabalhadores (CUT). A entidade sindical busca amparar a força de trabalho do setor e empenha esforços de mobilização social e política a favor da dignidade das trabalhadoras e trabalhadores, do desenvolvimento industrial sustentável através de uma transição energética justa e da soberania nacional.

Sindipetro PE/PB
FUPPetrobrasTrabalho

Plano de cargos único: Petroleiros se retiram de mesa de negociação diante de pouca disposição da empresa

Em protesto pela falta de propostas apresentadas pela Petrobras e informações requeridas à empresa, a Federação Única dos Petroleiros (FUP) se retirou da última reunião. Esta tratava tanto sobre a busca pela construção de um novo Plano de Cargos único como seguiria as discussões acerca do teletrabalho. Consideramos inaceitável a postura do RH da Petrobras.

Durante a reunião a empresa buscou protelar os debates, alegando falta de autorização da administração para tratar dos temas com a profundidade que a categoria busca. É lamentável que esta seja a postura logo depois do momento em que a FUP esteve à mesa com a Presidenta da Petrobrás, Magda Chambriard, entregando uma carta abordando o debate estratégico da petroleira para o Brasil, apresentando os temas caros para os trabalhadores, referentes à valorização profissional.

Os petroleiros seguem requerendo a devida escuta e que suas observações sejam consideradas no encaminhamento das negociações. Os primeiros pontos de atenção da federação sobre os temas do Plano de Cargos e do Teletrabalho foram frutos de discussões dos GTs (Grupos de Trabalho) e já foram apresentadas à Petrobrás, na primeira reunião que aconteceu no dia 25 de julho. Segue link: LINK

Na programação das negociações sobre Plano de Cargos ainda constam três reuniões com a Petrobrás para serem realizadas no mês de agosto e a FUP irá reavaliar a dinâmica das negociações, seguindo na cobrança por propostas concretas na mesa.