Reabertura da FAFEN inspira o início da 11º PLENAFUP
Petroleiros aqueceram a manhã gelada da terça-feira (27), com temperaturas abaixo de 5 °C, na cidade de Araucária-Paraná, durante ato público que celebrou a reabertura da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados do Paraná. A atividade na porta da Fafen-PR marcou também a abertura da 11ª edição da Plenária Nacional da Federação Única dos Petroleiros, que está sendo realizado no Centro Cultural do Assentamento Contestado, onde funciona também a Escola Latino Americana de Agroecologia (ELAA), na cidade paranaense da Lapa.
A direção do Sindipetro PE/PB que participou ativamente das mobilizações e greve dos Petroleiros, no ano de 2020, contra o fechamento da Fafen-PR, esteve presente na manifestação dessa semana, anunciando que “essa reabertura é fruto da luta incessante da categoria, em todos os fóruns onde tivemos oportunidade de manifestação. A Fafen hoje diz respeito ao rumo que deve ter a Petrobrás no desenvolvimento do Brasil; defender a soberania agrícola nacional e os milhares de empregos diretos e indiretos na região Sul do país”, defende Sinésio Pontes, Coordenador Geral do sindicato.
11º PLENAFUP
Após a abertura do 11º PLENAFUP os delegados se reuniram novamente em solenidade para reforçar a importância da unidade dos trabalhadores do campo e da cidade, avançando nas pautas sociais e sobretudo para derrotar a agenda da extrema-direita brasileira. Na mesa, lideranças sindicais e de movimentos sociais, aliados em resgate ao espírito da primeira edição do Plenafup, também realizado na ELAA.
Os petroleiros debatem nesta semana temas referentes a conjuntura internacional e brasileira, aprofundam a estratégia do Sistema Petrobrás para o Brasil, exploram a temática da transição energética com recorte no racismo e machismo ambiental e energético. Trabalham ainda sobre demandas corporativas da categoria, Setor Privado, Plano de Cargos, condições de trabalho, Petros e AMS.