Sindipetro PE/PB realiza o 20º Congresso Regional se preparando para Plenária Nacional da FUP

Reunindo petroleiros da base dos estados de Pernambuco e Paraíba, o sindicato pautou como tema do congresso a necessidade da unidade da categoria por uma Petrobrás integrada. O evento ocorreu no último sábado (6), no Park Hotel, bairro de Boa Viagem, em Recife e teve a presença de diversas representações políticas do estado, além de representação da Federação Única dos Petroleiros (FUP).

Para fazer a facilitação do entendimento da realidade conjuntural do país, o congresso dispôs da exposição do ex-presidente da Central Única dos Trabalhadores em Pernambuco e representante do gabinete do senador Humberto Costa (PT-PE), Sérgio Goiana. Dúvidas foram tiradas e esclarecimentos feitos junto ao plenário, na troca de impressões sobre os processos eleitorais municipais que ocorrem neste ano.

O espaço deu oportunidade de diversas saudações públicas dos convidados presentes, que mantém uma relação próxima com o Sindipetro PE/PB e com os trabalhadores e trabalhadoras do ramo de petróleo e gás; entre estes, Suzi Rodrigues, Tomás do MST e Kari Santos. Além destes, Diego Liberalino, petroleiro da Transpetro e diretor licenciado do sindicato e da FUP, também marcou presença fazendo saudação.

Pautas sindicais

Tratando dos temas de interesse imediato dos trabalhadores, Serginho Borges, diretor do Sindipetro NF e da FUP, abordou assuntos do Acordo Coletivo, plano de saúde, PLR e as lutas da FUP, além dos sindicatos junto aos aposentados e pensionistas contra os descontos abusivos da Petros, aproveitando ainda para tratar de temas dos trabalhadores do setor privado.

Na sequência, Yasmin Farias, diretora de comunicação do Sindipetro PE/PB apresentou um panorama sob o recorte de gênero e diversidade na luta sindical, com as resoluções do último Encontro Nacional de Mulheres Petroleiras.

Ao final, os presentes referendaram as resoluções apresentadas e aprovaram a delegação das bases Pernambuco e Paraíba, que irão participar do 11º Plenafup, em agosto.