Sindipetro PE/PB soma forças com servidores em defesa dos serviços públicos

Sindicato participa de manifestação convocada pelas Centrais Sindicais nas ruas do Recife

Ato contra a PEC 32 (Reforma Administrativa) se dá nacionalmente no dia 8 de dezembro, porém, já que em Recife esse dia é um feriado, a CUT e demais centrais chamaram a manifestação para o dia 7, no centro comercial da capital pernambucana. Diversas representações sindicais marcaram presença, firmando dialogo com a população sobre os riscos que a Reforma Administrativa representa para a prestação de serviços públicos.

Em nome do Sindipetro PE/PB, Luiz Lourenzon, que também é dirigente da Federação Única dos Petroleiros e da CUT em Pernambuco, coordenou o ato e mediou as falas pautando a aproximação da categoria petroleira com o conjunto do funcionalismo, em defesa dos serviços públicos. “A proposta da PEC 32 visa definitivamente desmontar a obrigatoriedade do Estado na regulação e prestação de serviços operados hoje pela União, estados e municípios e não podemos compactuar com isso”, sentencia Lourenzon.

Com a desculpa de querer “acabar com privilégios” e “combater a corrupção” querem por fim ao funcionalismo de carreira, aquele que entra no serviço público através de concurso público. Ensejam troca-lo gradativamente por funcionários sem vínculos com o Estado, com salários menores e condições precárias de trabalho, permitindo que sejam pressionados pelos governos para operar os serviços de acordo com os interesses de suas chefias e não da função de Estado que exercem. Se isso ocorre, é o fim dos concursos e por consequência as instituições do serviço público passam a ser meros cabides de empregos, com plena influencia e indicação política.

Privatizações e terceirizações passam a ser a regra legal e não a exceção como já é hoje, na administração pública. Situação que não dá para aceitar.

Mobilização

O sindicalismo ligado aos servidores públicos segue na pressão para que os parlamentares refutem essa proposta do governo Bolsonaro e que o texto seja engavetado. Ações em aeroportos, no Congresso Nacional e nas bases dos parlamentares são constantes para chamar a atenção dos congressistas pela reprovação do tema. Essa atividade nas ruas do Recife, com a participação do Sindipetro-PE/PB é parte dessa importante mobilização contra a PEC 32.