Trabalhadores da PERBRÁS se mobilizam contra a exploração

Rodada de assembleias dos funcionários da Empresa Brasileira de Perfurações (Perbrás), iniciam aprovando a instalação de um Estado de Greve ao rejeitar a segunda proposta de Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) apresentado pela empresa.

As duas primeiras assembleias ocorreram na manhã desta quinta-feira, no acesso de entrada do Terminal Aquaviário de Suape, dando o tom da revolta da categoria, chegando a manifestar repúdio pelo “tratamento humilhante” dispensado contra os trabalhadores.

Situação denunciada pelo Sindipetro PE/PB em boletim distribuído junto aos trabalhadores, expondo a posição desrespeitosa da gestão local da Perbrás ao afirmar que o reajuste dos contratados como Auxílio Operacional já foi dado no reajuste do salário mínimo concedido pelo governo federal. Além de se limiar a uma proposta de um Real e cinquenta Centavos, como acréscimo diário no Vale Alimentação.

Para uma categoria que se vê diariamente operando os riscos de todo trabalhador petroleiro, a resposta não poderia ser outra se não o Estado de Greve. A direção do sindicato ainda irá conduzir outras duas assembleias, no próximo dia 15, para concluir a escuta e apuração dos demais profissionais da Perbrás, daí retomar a negociação com a gestão.