O Sindipetro PE/PB é o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Petróleo e Gás Natural dos Estados de Pernambuco e Paraíba, filiado à Federação Única dos Petroleiros (FUP) e à Central Única dos Trabalhadores (CUT). A entidade sindical busca amparar a força de trabalho do setor e empenha esforços de mobilização social e política a favor da dignidade das trabalhadoras e trabalhadores, do desenvolvimento industrial sustentável através de uma transição energética justa e da soberania nacional.

Sindipetro PE/PB
Plenafup

Reunificação da categoria petroleira, defesa da soberania e reeleição de Lula dão o tom da abertura da 12ª Plenafup

Reunificação da categoria petroleira, defesa da soberania e reeleição de Lula dão o tom da abertura da 12ª Plenafup

Além das delegações dos 13 sindicatos filiados à FUP, a Plenária Nacional conta com a presença de representantes dos Sindipetros São José dos Campos, Alagoas/Sergipe e Litoral Paulista, que aceitaram o convite para acompanhar os debates que serão realizados ao longo do fórum

[Em colaboração com a comunicação da FUP]

Com a participação de 280 petroleiros e petroleiras, começou nesta segunda, 04, em Pernambuco, a 12ª Plenafup, que tem como tema “Acordo Coletivo Forte e Transição Energética Justa”. Além das delegações dos 13 sindicatos filiados à FUP, Plenária Nacional conta com a presença de representantes dos Sindipetros São José dos Campos, Alagoas/Sergipe e Litoral Paulista, que aceitaram o convite para acompanhar os debates que serão realizados ao longo do fórum. O convite foi enviado pela organização da Plenafup a todos os cinco sindicatos da FNP, reafirmando o compromisso com a luta unitária da classe trabalhadora, não só no que diz respeito aos direitos, como também ao projeto político nacional desenvolvimentista, com defesa incondicional da democracia e da soberania.

Na cerimônia de abertura da Plenária, o coordenador-geral da FUP, Deyvid Bacelar, destacou a importância das lutas históricas da categoria petroleira em defesa da soberania nacional e dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras que atuam no Sistema Petrobrás, cujas imagens foram exibidas junto com o hino nacional.  Ele lembrou que muitas dessas lutas seguem em curso e que só serão possíveis de terem êxito, com a reeleição do presidente Lula. “Para que isso aconteça, nós precisamos ter unidade em meio à nossa diversidade”, afirmou, saudando a presença dos três sindicatos da FNP na plenária nacional da FUP, desde 2007, quando ocorreu a ruptura da organização sindical da categoria.

“Um dos grandes sonhos que tenho é sair no que vem da Federação Única dos Petroleiros e Petroleiras com ela de novo reunificada com os nossos 18 sindicatos fazendo a luta da categoria petroleira, a luta em defesa da nossa soberania e a luta em defesa dos nossos direitos”, afirmou Bacelar.

Lourenzon, presente!

Sinésio Pontes, coordenador do Sindipetro PE/PB, anfitrião da 12ª Plenafup, agradeceu a presença das delegações petroleiras em seu estado, fazendo uma homenagem ao ex-coordenador do Sindicato e ex-diretor da FUP, Luiz Lourenzon, que faleceu em abril de 2023. “Estamos juntos”, expressão que era marca registrada de Lourenzon, foi repetida com muita emoção nas falas das lideranças sociais de Pernambuco, que participaram da mesa de abertura.

Estiverem presentes à cerimônia Vani Souza, do MPA, Josivaldo Alves, da Coordenação Nacional do MAB; Paulo Mansan, da Coordenação Nacional do MST; Juvândia Moreira, vice-presidente da CUT; Geralcino Teixeira, presidente da CNQ/CUT; Helmilton Bezerra, presidente da CTB/PE; Raphaela Carvalho, da Resistência/PSOL; Adriana Marcolino, do Dieese; Maria Auxiliadora, da CNTM, além de Bergson da Silva, diretor do Sindipetro SE/AL, Adaedson Costa, diretor do Sindipetro Litoral Paulista e Rafael Prado, presidente do Sindipetro São José dos Campos.

Ato nacional na Refinaria Abreu e Lima

No início da manhã de terça-feira, 05, as delegações de petroleiros e petroleiras de todo o Brasil que estão em Pernambuco participando da 12ª Planária Nacional da FUP estarão presentes ao Ato Nacional que será realizado pelo Sindipetro PE/PB na entrada da Refinaria Abreu e Lima, em Ipojuca.

A mobilização faz parte da programação da plenária e contará com a presença dos trabalhadores e trabalhadoras próprios e prestadores de serviço da refinaria. Também estarão presentes lideranças de movimentos sociais e parlamentares da região.