O Sindipetro PE/PB é o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Petróleo e Gás Natural dos Estados de Pernambuco e Paraíba, filiado à Federação Única dos Petroleiros (FUP) e à Central Única dos Trabalhadores (CUT). A entidade sindical busca amparar a força de trabalho do setor e empenha esforços de mobilização social e política a favor da dignidade das trabalhadoras e trabalhadores, do desenvolvimento industrial sustentável através de uma transição energética justa e da soberania nacional.

Sindipetro PE/PB
História

Petroleiros ocupam as ruas de Brasília Teimosa com a comunidade, anunciando a hora da virada

Petroleiros ocupam as ruas de Brasília Teimosa com a comunidade, anunciando a hora da virada

Um ato que fica na história da comunidade de Brasília Teimosa, no Pina, zona sul do Recife, reuniu a juventude, idosos, grupos culturais e a categoria petroleira, tomando as principais ruas do bairro, tirando muita gente de dentro de casa, para anunciar a hora da virada, que vai reeleger Lula presidente do Brasil. Brasília Teimosa já recebeu o presidente Lula três vezes em sua história, sendo muito beneficiada pelas políticas sociais dos governos petistas.

Uma onda vermelha, com a cara do povo recifense, temperada pelo diálogo entre o Sindicato dos Petroleiros de Pernambuco e Paraíba, com as lideranças jovens dessa comunidade, que marcou 17% de abstenção no primeiro turno, e que animou a expectativa de ampliar a presença nas urnas, registrando e retribuindo o carinho com que o presidente sempre tratou Brasília Teimosa.

O ex-prefeito do Recife, João Paulo, reeleito deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores, foi abraçado pelo povo e somou no ímpeto de convocar esta comunidade para não deixar de votar. Um ato de campanha que marca a história também do sindicato, no envolvimento com a luta pela democracia no Brasil, em aliança com o movimento popular, qualificando o sindicalismo petroleiro na defesa também dos ativos públicos e da soberania energética do Brasil.