Assembleias dos trabalhadores do Sistema Petrobras rejeitam PLR
O resultado das assembleias petroleiras em Pernambuco aponta para um reforço da mobilização nacional do indicativo da Federação Única dos Petroleiros (FUP), pela rejeição da proposta de pagamento de Participação nos Lucros e Resultados (PLR) apresentado pela administração da Petrobrás. Sem nenhum voto em contrário, 99,3% dos participantes indicaram a rejeição da proposta.
As assembleias também aprovaram por ampla maioria a realização de mobilizações e paralisações convocadas pela federação e sindicato para pressionar a empresa contra esse PLR que discrimina os trabalhadores das subsidiárias e aumenta a já absurda desigualdade remuneratória praticada no Sistema Petrobrás.
A posição da categoria expõe o descontentamento diante da manutenção de uma PLR que beneficia os salários mais altos, além da desvalorização desta plataforma negocial coletiva, com a aplicação de outro programa de remuneração variável.
Petroleiros também definiram por encaminhar na mesa de negociação o tema da SMS, entendendo ser essa uma pauta fundamental frente aos acidentes e mortes ocorridos no sistema durante as atividades de trabalho, seja com trabalhadores próprios ou terceirizados.