É hora de dar sequência à vitória popular de 2022 através das eleições municipais de 2024
Arte original da agência Abridor de Latas Comunicação Sindical
Domingo, no próximo dia 6 de outubro, a população brasileira vai novamente às urnas depois de conquistar a vitória do presidente Lula, na eleição mais importante da história brasileira em 2022. O pleito que irá eleger prefeitos e vereadores nas 5.565 cidades do país, pode consolidar essa vitória ou acender um sinal de alerta para os caminhos da conjuntura social do Brasil. E claro, nunca é clichê afirmar o necessário: Classe Trabalhadora vota em candidata ou candidato da Classe Trabalhadora!
Se de um lado foi conquistada a derrota do Bolsonaro em 2022, por outro lado, o bolsonarismo se fortaleceu no Congresso Nacional através das eleições de parlamentares da extrema-direita. Isso implica em mudanças e aprovação de Leis que são contrárias aos interesses que levaram a maioria da população a eleger o Lula; interesses de classe, por mais direitos trabalhistas, benefícios sociais para os pobres, mudanças na economia que gerem empregos, aumento do salário mínimo e defesa do meio ambiente.
Agora, nas eleições locais, onde a cidadã e cidadão sentem mais de perto os reflexos da escolha eleitoral, através dos serviços básicos das prefeituras, seja nas capitais ou cidades do interior, é possível ajustar o caminho da realidade social do Brasil. Mas esse ajuste passa pela consciência de qual classe social estamos inseridos.
Quem vive do suor do seu trabalho, quem bate cartão na fábrica ou ganha seu sustento nos serviços precarizados dos aplicativos precisa eleger gente da mesma origem. Uma candidata que anda de ônibus para ir ao trabalho tem maior legitimidade para dialogar sobre mobilidade urbana; um candidato que defende no dia a dia políticas públicas para proteção de parques púbicos, rios, matas e mananciais, tem maior compromisso para lutar pelo meio ambiente do território.
A decisão do voto no dia 6 de outubro deve ser tomada enquanto classe, pois se você é trabalhador, será elegendo candidaturas da Classe Trabalhadora onde poderá cobrar melhorias nos serviços públicos, uma vez que este mandato de prefeito ou vereador será ocupado por alguém que vive a mesma realidade que você.