Outubro Rosa pede conscientização e autoconhecimento da mulher
Outubro é o mês especial dedicado à conscientização sobre o câncer de mama, uma iniciativa global da Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Sindipetro PE/PB reforça a relevância do cuidado com a saúde da mulher, essencial para o bem-estar de toda a sociedade, salientando que a campanha visa alertar a população para a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de mama.
Sintomas
Sinais e sintomas do câncer de mama incluem nódulos ou massas palpáveis nas mamas ou axilas; mudança na pele como vermelhidão ou pele áspera, secreção anormal dos mamilos e diferença no tamanho ou volume das mamas. Urgente que as mulheres estejam atentas aos sinais para procurar assistência médica imediatamente.
A mamografia é uma das principais medidas de saúde pública para a detecção do câncer de mama, este exame é direcionado às mulheres entre 50 e 69 anos, a cada dois anos, mesmo que não haja sintomas da doença.
Já o tratamento desse câncer varia conforme as características do tumor, podendo necessitar de cirurgia com a remoção do tumor, nódulo ou mama, radioterapia como forma de eliminação das células cancerígenas, além da quimioterapia; em casos onde o câncer é sensível a hormônios deve ser a utilizada terapia hormonal.
Significado do laço rosa
Grande símbolo da campanha, o laço rosa teve origem na primeira “Corrida pela Cura”, realizada em 1990 pela organização estadunidense Fundação Susan G. Komen for The Cure. Na ocasião, a instituição distribuiu o item aos participantes, que acabou tornando-se popular, nos anos seguintes, para a divulgação de outras ações em combate e prevenção desse tipo de câncer.