Nem a reposição da inflação: contraproposta do ACT Petrobras frustra petroleiros
Nem a reposição da inflação: contraproposta do ACT Petrobras frustra petroleiros
Ficaram de fora do texto apresentado pela empresa pontos como uma solução para o fim dos equacionamentos da Petros, a questão da AMS, foi negado inclusive a antecipação da reposição da inflação. A reunião de negociação que se mostrou frustrada ocorreu no dia 16, reunindo a representação da Petrobrás e dirigentes da Federação Única dos Petroleiros e sindicatos.
Evidenciou-se a intenção da administração Magda Chambriard em continuar a cartilha de usar o lucro gerado pela Petrobrás para inflar a política de repasse de dividendos vultosos para acionistas privados. As pautas apresentadas pela FUP foram ignoradas. Não há posição manifestada sobre Plano de Cargos, recomposição de efetivos, reivindicações quanto a SMS, redução da jornada de trabalho sem redução de salário e cadastro de reserva.
Após 10 reuniões, limitados avanços, como a correção do Vale Alimentação e Vale Refeição (VA/VR), que atende uma parcela da categoria, foram ressaltados. Situação que leva a direção sindical petroleira a se reunir no Conselho Deliberativo da FUP, na próxima quarta-feira (22), para definir os indicativos que serão debatidos nas assembleias de base.