O Sindipetro PE/PB é o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Petróleo e Gás Natural dos Estados de Pernambuco e Paraíba, filiado à Federação Única dos Petroleiros (FUP) e à Central Única dos Trabalhadores (CUT). A entidade sindical busca amparar a força de trabalho do setor e empenha esforços de mobilização social e política a favor da dignidade das trabalhadoras e trabalhadores, do desenvolvimento industrial sustentável através de uma transição energética justa e da soberania nacional.

Sindipetro PE/PB
Manifestação

Pacto contra o feminicídio visa envolver sociedade e instituições em defesa da vida das mulheres

Pacto contra o feminicídio visa envolver sociedade e instituições em defesa da vida das mulheres

Com a participação da sociedade civil, incluindo sindicatos e movimentos sociais, os três poderes da República instalaram um Pacto Nacional de Prevenção ao Feminicídio, para coordenar políticas públicas de prevenção e combate à violência contra meninas e mulheres. O pacto realça que a violência contra mulheres é uma crise estrutural e que medidas isoladas não são suficientes para a superação desse mal.

Em janeiro, o Ministério da Justiça divulgou dados que apontam queda no número geral de homicídios no país, porém, o número de feminicídios no Brasil bateu recorde em 2025. O registro é de 1.518 vítimas no ano passado. Em Pernambuco, a Secretaria de Defesa Social apresenta um aumento de 15,8% em relação a 2024, o que aponta para o número de 88 mulheres mortas pelo fato de serem mulheres no último ano. Esses dados indicam a estatística média de que, em território nacional, quatro mulheres são assassinadas por dia por causa do flagelo do feminicídio.

A iniciativa do pacto conta com o site todosportodas.br, que centraliza informações sobre o assunto, sugere propostas para ações do poder público e instituições para o combate à violência contra meninas e mulheres, além de ser um canal de denúncias.