O Sindipetro PE/PB é o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Petróleo e Gás Natural dos Estados de Pernambuco e Paraíba, filiado à Federação Única dos Petroleiros (FUP) e à Central Única dos Trabalhadores (CUT). A entidade sindical busca amparar a força de trabalho do setor e empenha esforços de mobilização social e política a favor da dignidade das trabalhadoras e trabalhadores, do desenvolvimento industrial sustentável através de uma transição energética justa e da soberania nacional.

Sindipetro PE/PB
FUP

Recife recebe a 12ª Plenária Nacional da FUP

O evento agita dirigentes sindicais das entidades ligadas à Federação Única dos Petroleiros, além de assessorias jurídicas e de comunicação dos sindicatos, em encontros nacionais que ocorrem de 3 até o dia 7 de agosto, no Centro de Formação e Lazer do Sindsprev-PE, bairro da Guabiraba, no Recife.

O domingo (3) está reservado para a realização de encontros das equipes jurídicas e de comunicação dos sindicatos. Mesmo sendo eventos distintos, ambos se incorporam na agenda do 12º PLENAFUP, que nesta edição traz otema, “Acordo Coletivo Forte e Transição Energética Justa”.

A partir da segunda-feira (4), delegações sindicais se reúnem para encaminhar a campanha de reivindicações da categoria petroleira no restante de 2025. Temas como a construção de um Pacto Global, direitos, segurança, diversidade e responsabilidade social, que sustentam a proposta por uma transição energética justa, defendida pela FUP. Além disso, o fortalecimento de um Acordo Coletivo de Trabalho único para todo o Sistema Petrobrás é outra pauta central da plenária, sem perder de vista a importância dos temas relacionados aos aposentados e pensionistas.

No dia 5 de agosto está programada uma atividade externa, de caráter político, na Refinaria Abreu e Lima, onde os presentes demarcam a necessidade da defesa da indústria nacional, frente à disputa geopolítica, agressões militares e guerras comerciais.

Nos dias seguintes, delegadas e delegados se debruçam em temáticas de balanço do Sistema Petrobrás, AMS, Petros, SMS, setor privado e outros eixos. Encerrando com a plenária final, onde se aprovam os encaminhamentos e tarefas da direção nacional da FUP, além dos desdobramentos para cada sindicato filiado à federação.