Setembro inicia com instalação das mesas de negociações do ACT 2025
Setembro inicia com instalação das mesas de negociações do ACT 2025
Dia 2 de setembro começa a negociação entre a Federação Única dos Petroleiros e demais representações dos trabalhadores e os representantes da administração do Sistema Petrobrás. Nesta primeira reunião, a direção da FUP ficou encarregada de apresentar a pauta de reivindicações aprovada na 12ª Plenária Nacional da FUP.
Já na reunião preliminar entre as partes, realizada no dia 28 de agosto, a federação requereu e teve concordância com a prorrogação do atual ACT por mais 30 dias. Além disso, antecipou alguns pontos que serão abordados nessas mesas de negociações, como o equacionamento da Petros (PEDs) e a instituição de um Acordo Coletivo que seja extensivo a todo o Sistema Petrobrás.
Ainda nesta reunião, a Petrobrás anunciou a suspensão temporária das comissões nacionais de negociação (AMS, novo Plano de Cargos, SMS e outros temas que serão abordados no ACT). A FUP também cobrou a antecipação em setembro da reposição da inflação acumulada nos últimos 12 meses, porém, não teve retorno da empresa.