O Sindipetro PE/PB é o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Petróleo e Gás Natural dos Estados de Pernambuco e Paraíba, filiado à Federação Única dos Petroleiros (FUP) e à Central Única dos Trabalhadores (CUT). A entidade sindical busca amparar a força de trabalho do setor e empenha esforços de mobilização social e política a favor da dignidade das trabalhadoras e trabalhadores, do desenvolvimento industrial sustentável através de uma transição energética justa e da soberania nacional.

Sindipetro PE/PB
Setor PrivadoTrabalhoTranspetro

Defesa da indústria naval dá mais um passo pela retomada em Pernambuco

Parlamentares estaduais e federais se reuniram esta semana na primeira reunião ordinária da Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Naval em Pernambuco, o encontro ocorreu na Assembleia Legislativa do estado. O Sindipetro PE/PB e a FUP estiveram presentes, além de um executivo da Transpetro e pautou a colaboração entre governos, empresas, instituições de ensino para garantir os investimentos da retomada das frentes de trabalho e a qualificação profissional.

A reunião foi coordenada pelo Deputado Estadual pelo PT, João Paulo e contou com Deputado Federal também do Partido dos Trabalhadores, Carlos Veras, que é vice-presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Naval Nacional. Ambos se alinharam por um diálogo das duas frentes para acompanhar e ajudar politicamente no andamento das contratações da renovação da frota naval da Transpetro já anunciada no mês de julho por meio de edital. Também esteve presente na atividade a Senadora por Pernambuco, Teresa Leitão (PT).

Sinésio Pontes, Coordenador Geral do Sindipetro PE/PB e Joacir Pedro, pela FUP, pontuaram a importância da iniciativa com vistas à geração de empregos como estratégia para o fortalecimento do Sistema Petrobrás em nome da soberania nacional; “a direção do Sindipetro PE/PB acredita que é de grande valia para Pernambuco e toda região Nordeste a vinda de um dos projetos de construção de navios para o estaleiro em Suape, entendendo que se trata de empregos de qualidade e geração de renda, o que é bom para a economia local. Vemos com animo a instalação dessa Frente”, comemora Sinésio.  

O governo do estado esteve representado pelo secretário estadual de desenvolvimento econômico, Guilherme Cavalcanti, que pontuou o interesse da governadora Raquel Lyra pelo tema, “A meta dela [Raquel Lyra] é que a gente retome a atividade [indústria naval], dentro daquilo que o estado pode fazer. Tudo está sendo feito e o que mais for necessário será feito”, reforçou Cavalcanti.